Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104194
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dc.contributor.advisorBreda, Maria São João Castilho-
dc.contributor.authorZevallos, Caroline Bender-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:00:54Z-
dc.date.available2022-12-20T23:00:54Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104194-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO principal objetivo deste estudo é avaliar como a prática do mindfulness, utilizando um modelo adaptado do WSMED, afeta os vários domínios do autoconceito de crianças que frequentam o 3º e 4º ano numa escola bilingue localizada em Portugal. Foi implementado um desenho de pré-pós teste aplicando a Escala de Autoconceito de Piers-Harris 2 e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (versão para professores). Esta amostra é constituída por 20 alunos, com idades entre 8 e 10 anos, 17 deles tendo português como língua materna e 3 inglês como língua materna ou mais fluente. Este estudo consiste de 2 hipóteses, a primeira sendo que em comparação com o tempo 1, o autoconceito dos alunos será maior em facetas positivas e menor nas dificuldades no tempo 2. A segunda hipótese é que os alunos do 4º ano irão obter melhorias mais significativas em comparação com os do 3º ano. No entanto, nenhuma hipótese foi validada, uma vez que o teste de Wilcoxon não revelou qualquer significância (p>0,05) nas comparações dos tempos 1 e 2 dos resultados do PH2 e do SDQ, mesmo que os resultados apresentam uma variação positiva, embora pequena, do tempo 1 para 2 para o PH2 e baixas dificuldades no SDQ. Estes resultados poderiam ter sido influenciados por questões como o tamanho da amostra e o poder das análises. Neste estudo, também há considerações para investigações futuras com sugestões para a inclusão de outros tipos de observações, comparações entre grupos e o alargamento dos tempos de medição.por
dc.description.abstractThe main goal of this study is to evaluate how the mindfulness practice, utilizing an adapted whole school mindfulness in education (WSMED) model, affects the various domains of self-concept of children attending the 3rd and 4th grades in a bilingual school located in Portugal. It was implemented a pre-post test design applying the Piers-Harris Self-concept Scale 2 and the Strengths and Difficulties Questionnaire (teachers´ version). The sample consisting of 20 students, aged between 8 and 10 years old, with 17 having Portuguese as their native language and 3 English as their native or more fluent language. This study consists of 2 hypotheses, the first being that in comparison to time 1, the students´ self-concept will be higher in positive facets and lower in the difficulties in time 2. The second hypothesis is that the students in grade 4 will attain more significant improvements in comparison to the students in grade 3. The results display a positive variation, although small, from time 1 to 2 for the PH2 and low difficulties in the SDQ. However, neither hypotheses could be validated since the Wilcoxon test showed no significance (p>0,05) in the comparisons of time 1 and 2 for the PH2 and the SDQ results. These results could have been influenced by questions such as the sample size and the power of the analyses. In this study, there are also considerations for further investigations with suggestions for the inclusion of other types of observations, between-group comparisons, and the extension of the measuring times.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectmindfulnesspor
dc.subjectautoconceitopor
dc.subjectWSMEDpor
dc.subjectestudantespor
dc.subjectprofessorespor
dc.subjectmindfulnesseng
dc.subjectself-concepteng
dc.subjectWSMEDeng
dc.subjectstudentseng
dc.subjectteacherseng
dc.titleAttempting to Document Effects of a Mindfulness Program with 3rd and 4th-grade Children: looking at improvements in self-rated Self-concept and teacher-rated Socioemotional Difficultieseng
dc.title.alternativeTentando Documentar os Efeitos de um Programa de Mindfulness com Crianças da 3ª e 4ª séries: procurando melhorias na autoavaliação do autoconceito e nas dificuldades socioemocionais avaliadas pelo professorpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAttempting to Document Effects of a Mindfulness Program with 3rd and 4th-grade Children: looking at improvements in self-rated Self-concept and teacher-rated Socioemotional Difficultieseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203128400-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorZevallos, Caroline Bender::0000-0002-2865-3922-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
uc.degree.elementojuriBreda, Maria São João Castilho-
uc.contributor.advisorBreda, Maria São João Castilho::0000-0001-8950-4042-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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