Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104177
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
dc.contributor.advisorBerger, Rita-
dc.contributor.authorPinto, Guilherme Cristiano Soares-
dc.date.accessioned2022-12-20T23:00:23Z-
dc.date.available2022-12-20T23:00:23Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104177-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractOs efeitos positivos do comprometimento afetivo grupal nos resultados de grupo, nomeadamente no seu desempenho estão relatados na literatura, sugerindo que facilita os processos grupais, como a aprendizagem grupal. Como vários estudos demonstram as relações positivas entre a aprendizagem grupal e o desempenho grupal, o presente estudo visa ampliar a literatura sobre o funcionamento de grupo analisando as relações diretas e indiretas entre o comprometimento afetivo grupal e o desempenho grupal, considerando a aprendizagem grupal como uma variável interveniente. Assim, com uma amostra composta por 124 equipas de trabalho de 82 organizações portuguesas, utilizando o inquérito por questionário para recolher os dados, foi utilizado um modelo de mediação simples que inclui o comprometimento afetivo grupal como input, o desempenho grupal como output, e a aprendizagem grupal como variável mediadora. A análise de regressão da mediação revelou uma mediação parcial da aprendizagem grupal na relação entre o comprometimento afetivo grupal e o desempenho grupal. Estes resultados corroboram as hipóteses formuladas com base no modelo IMOI, apresentando evidencias empíricas para a importância do comprometimento afetivo grupal e da aprendizagem grupal para o desempenho grupal, destacando a associação direta, e indireta do comprometimento afetivo grupal com o desempenho grupal, via aprendizagem grupal. Portanto, o nosso estudo contribui para a literatura sobre o funcionamento de grupo e traz implicações práticas relevantes sobre a gestão de equipas nas organizações.por
dc.description.abstractThe positive effects of team affective commitment in team’s results, namely its performance are reported in literature, which also suggests that it facilitates team processes, such as team learning. Moreover, several research studies have shown positive relationships between team learning and team performance. Considering these relationships, the present study aims to expand the literature on group functioning analyzing the direct and indirect relationships between team affective commitment and team performance, considering team learning as an intervening variable. Therefore, in a sample composed of 124 work teams from 82 portuguese organizations, using the data questionnaire survey to collect the data, a mediation model including group affective commitment as the input variable, team performance as the output variable and team learning as mediating variable was tested. The mediation regression analysis revealed a partial mediation of team learning in the relationship between team affective commitment and team performance. These results support the hypotheses formulated based on the IMOI model, presenting empirical evidence for the importance of team commitment and team learning on team performance, highlighting that team commitment is associated directly to team performance and also indirectly, via team learning. Therefore, our study contributes to the literature on group functioning and brings relevant practical implications regarding managing teams in organizations to leaders and human resources managers.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectComprometimento afetivo grupalpor
dc.subjectAprendizagem grupalpor
dc.subjectDesempenho grupalpor
dc.subjectTeam learningeng
dc.subjectTeam affective commitmenteng
dc.subjectTeam performanceeng
dc.titleAffective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learningeng
dc.title.alternativeComprometimento afetivo e desempenho em equipas de trabalho: o papel mediador da aprendizagem de grupopor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra/Barcelona-
degois.publication.titleAffective commitment and performance in work teams: the mediating role of team learningeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203129164-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPinto, Guilherme Cristiano Soares::0000-0002-0479-3357-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.degree.elementojuriBrito, Elisabeth de Jesus Oliveira-
uc.degree.elementojuriLousã, Eva Cristina Petiz de Freitas-
uc.contributor.advisorLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.contributor.advisorBerger, Rita-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Thesis_Guilherme_Pinto_20220703_Infor.pdf696.33 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

48
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

85
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons