Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104147
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.advisorCarecho, Judite Manuela Silva Nogueira-
dc.contributor.authorDias, Mónica Isabel Bárbara-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:04:26Z-
dc.date.available2022-12-16T23:04:26Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104147-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEnsino da escrita em língua estrangeira: Estratégias para o seu desenvolvimento em sala de aulaEste relatório apresenta um conjunto de estratégias para desenvolver a escrita em sala de aula, com o intuito de firmar a importância da produção escrita na sala de aula das línguas estrangeiras. Este conjunto de estratégias compreende o planeamento de exercícios de preparação para as tarefas de escrita, o desenvolvimento e treino de um processo de escrita e a utilização de textos-modelo para guiar os alunos. A implementação destas estratégias procura também mostrar a importância do seu desenvolvimento em sala de aula, pois os alunos beneficiam da orientação do docente, já que dificilmente melhorariam esta competência da mesma forma sozinhos. Perante o treino da escrita em sala de aula, propõe-se que o docente prepare as aulas de produção escrita de acordo com o conceito de “Rückwärtsplanung”, segundo qual a sequência didática planeada, que culmina numa tarefa de escrita, é definida a partir do fim em vista, ou seja, da tarefa de produção escrita.Para um bom desenvolvimento da competência escrita em sala de aula, é proposta neste relatório a concetualização da aula em função das tarefas de escrita, que devem ser preparadas através de exercícios subordinados à tarefa de escrita. Os exercícios preparatórios podem incluir o uso de textos-modelo, com o propósito de orientarem a produção escrita dos alunos. O trabalho desenvolvido sublinha a importância do uso destas estratégias para o desenvolvimento da competência escrita dos alunos, uma vez que a utilização das estratégias aqui propostas permite a ativação de conhecimentos prévios, preparação de vocabulário e gramática necessários para a execução da tarefa de escrita.por
dc.description.abstractTeaching writing in a foreign language: strategies for its development in the classroomThis paper seeks to present a set of strategies to develop writing in the classroom, in order to strengthen the importance of written production in the foreign language classroom. This set of strategies encompasses the planning of exercises that prepare for writing tasks, the development and training of the writing process and the use of model texts to guide students. The implementation of these strategies also seeks to display the importance of their development in the classroom, as students benefit from the teacher's guidance, as they would hardly improve this skill on their own. In view of the writing practice in class, the teacher should prepare the writing lessons according to the concept of "Rückwärtsplanung", in which the planned didactic sequence, culminating in a writing task, is defined from the final goal, which is the writing task.For the development of the writing competence in the classroom, this paper recommends conceptualising the lesson according to writing tasks, which should be prepared by exercises subordinated to the writing task. The preparatory exercises may include the use of model texts, with the purpose of guiding the students' written production. This report underlines the importance utilising these strategies for the development of students' writing competence, since using the strategies here suggested allows the activation of previous knowledge and the preparation of vocabulary and grammar required for the execution of the writing task.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscritapor
dc.subjectProcesso de escritapor
dc.subjectTexto-modelopor
dc.subjectModelos de escritapor
dc.subjectProdução escritapor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectWriting processeng
dc.subjectModel-texteng
dc.subjectWriting modelseng
dc.subjectWritten productioneng
dc.titleEnsino da escrita em língua estrangeira: Estratégias para o seu desenvolvimento em sala de aulapor
dc.title.alternativeTeaching writing in a foreign language: strategies for its development in the classroomeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras-
degois.publication.titleEnsino da escrita em língua estrangeira: Estratégias para o seu desenvolvimento em sala de aulapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203125568-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDias, Mónica Isabel Bárbara::0000-0001-9723-0053-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriDomingues, João da Costa-
uc.degree.elementojuriCarecho, Judite Manuela Silva Nogueira-
uc.degree.elementojuriAraújo, Sofia Maria Cruz de Melo-
uc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro::0000-0002-7869-7835-
uc.contributor.advisorCarecho, Judite Manuela Silva Nogueira-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MonicaDias_versaofinal.pdf7.02 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

111
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

85
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons