Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104131
Title: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DA ESCRITA. A EVOLUÇÃO DO LÉXICO.
Other Titles: STRATEGIES FOR THE DEVELOPMENT OF WRITING SKILLS. THE EVOLUTION OF LEXIC.
Authors: Marques, Carolina Isabel Silva Simões Baptista
Orientador: Loureiro, Ana Paula Oliveira
Keywords: competências lexicais; escrita; leitura; léxico; expansão lexical; lexical skills; writing; reading; lexicon; lexical expansion
Issue Date: 29-Sep-2022
Serial title, monograph or event: ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS DA ESCRITA. A EVOLUÇÃO DO LÉXICO.
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário e reflete o trabalho realizado durante o Estágio Pedagógico decorrido no ano letivo 2021/2022, numa turma de 9.º ano de escolaridade, da Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis. Este trabalho está organizado em duas partes distintas. A primeira parte consiste na apresentação e caracterização do contexto socioeducativo em que decorreu o Estágio Pedagógico (capítulo 1), assim como na descrição e reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022 no âmbito do Estágio (capítulo 2). À semelhança da primeira parte, a segunda parte do presente Relatório também está dividida em dois capítulos. No primeiro capítulo (capítulo 3) é apresentado o enquadramento teórico do tema monográfico e no segundo capítulo (capítulo 4) é descrito o trabalho de investigação empírica preparado e realizado no decorrer do Estágio. O capítulo 3 (Enquadramento Teórico) desenvolve, com base nas leituras realizadas, conceitos relevantes para o tema monográfico. O capítulo 4 (Metodologia de investigação e didatização) apresenta as perguntas e os objetivos de investigação e todas as atividades realizadas em sala de aula destinadas a testar propostas de didatização no âmbito do tema, bem como os resultados obtidos e respetiva interpretação. O trabalho de investigação teve como principais objetivos: (i) desenvolver as competências lexicais na escrita de texto; (ii) trabalhar com os alunos a expansão vocabular através da leitura e (iii) verificar se os alunos aplicam corretamente na escrita o vocabulário adquirido na leitura. Nesse sentido foram criadas quatro atividades: duas de produção escrita(uma diagnóstica e uma final) e duas intermédias (com exercícios para expansão lexical através do reconhecimento e aplicação de relações de sinonímia).
This Internship Report is part of the Master's Degree in Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário and reflects the work done during the Pedagogical Internship held in the school year 2021/2022, in a 9th grade class at Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis. This work is organized into two distinct parts. The first part consists of the presentation and characterization of the socio-educational context in which the Pedagogical Training Course took place (chapter 1), as well as the description and critical reflection on the work developed during the school year 2021/2022 within the scope of the Training Course (chapter 2).Similarly to the first part, the second part of this report is also divided into two chapters. The first chapter (chapter 3) presents the theoretical framework of the monographic theme and the second chapter (chapter 4) describes the empirical research work prepared and carried out during the Internship. Chapter 3 (Theoretical Framework) develops, based on the readings carried out, concepts relevant to the monographic theme. Chapter 4 (Research Methodology and didactics) presents the research questions and objectives and all the activities carried out in the classroom to test teaching proposals within the theme, as well as the results obtained and their interpretation. The main objectives of the research work were: (i) to develop lexical competences in text writing; (ii) to work with students on vocabulary expansion through reading and (iii) to verify if students apply correctly in writing the vocabulary acquired in reading. To this end, four activities were created: two for written production (one diagnostic and one final) and two intermediate (with exercises for lexical expansion through the recognition and application of synonymy relations).
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104131
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
CarolinaMarques_VersãoFinal.pdf3.22 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

64
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

80
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons