Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104091
Title: UM DIA COMO DECISOR: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA ATIVA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DIDÁTICA
Other Titles: A DAY AS A DECISION MAKER: AN EXERCISE IN ACTIVE CITIZENSHIP IN GEOGRAPHIC EDUCATION TEACHING APPLICATION PROPOSAL
Authors: Morais, Jéssica Marisa Adrião
Orientador: Nunes, Adélia Jesus Nobre
Rodrigues, Albano Augusto Figueiredo
Keywords: Problemas urbanos; Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas; Geografia Escolar; Cidadania Ativa; Urban Problems; Problem-Based Learning; School Geography; Active Citizenship
Issue Date: 31-Oct-2022
Serial title, monograph or event: UM DIA COMO DECISOR: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA ATIVA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DIDÁTICA
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: This report aims to present a discussion about the academic and extra-academic activities developed in the context of a Supervised Pedagogical Internship that took place in the academic year 2019/2020 at the Colégio de São Teotónio, in Coimbra. As it was an exceptional year due to the Coivd-19 pandemic, this resume will also present a observations about the practice of distance learning that took place throughout the 3rd period. A proposal for didactic application is also presented, within the scope of the thematic unit “Cities, main areas of human settlement”, more specifically with regard to the problems of urban areas, which, that due to the constraints caused it was not possible to apply to the class. This didactic proposal is based on the teaching-learning methodology called Problem-Based Learning (PBL), in which students in groups would have to identify the problems in the city of Coimbra and then propose possible solutions. The case study appears as a secondary strategy, being a variant of PBL. In this sense, it is intended that students learn to identify and reflect on urban problems, debate and understand the impact of these problems on the quality of life of the resident population. It is expected that they will acquire skills in observation, collection and treatment of relevant information about the urban space and, furthermore, to develop critical thinking in relation to the proposed resolution suggestions. The aim is to prepare more active citizens that are aware of the world around them. The report is organized in 4 parts. In the first part there is a general characterization of the school and the class associated to the Supervised Pedagogical Internship, as well as the description of the teaching, extra-teaching and distance learning activities carried out. Subsequently, the theoretical framework of the explored issue is presented. In the third chapter is presented and discussed the theoretical framework of the didactic strategy. Finally, the fourth chapter describes the didactic strategy and presents the results.
O presente relatório visa apresentar uma reflexão sobre as atividades letivas e extra letivas desenvolvidas em contexto de Estágio Pedagógico Supervisionado que se desenvolveu no ano letivo de 2019/2020 no Colégio de São Teotónio, em Coimbra. Por ser um ano de exceção devido à pandemia de Coivd-19, o relatório apresentará também uma reflexão sobre a prática de ensino à distância que decorreu ao longo de todo o 3º período. Apresenta-se ainda uma proposta de aplicação didática, no âmbito da unidade temática “Cidades, principais áreas de fixação humana”, mais especificamente no que diz respeito aos problemas das áreas urbanas que devido aos constrangimentos provocados não foi possível aplicar na turma. Esta proposta didática tem como base a metodologia de ensino-aprendizagem designada de Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), em que os alunos em grupo teriam de identificar os problemas da cidade de Coimbra e posteriormente propor possíveis soluções. O estudo de caso surge como estratégia secundária, sendo uma variante da ABRP. Neste sentido, pretende-se que os alunos aprendam a identificar e a refletir sobre os problemas urbanos, que debatam e compreendam o impacte destes problemas na qualidade de vida da população residente, que adquiram competências de observação, recolha e tratamento de informação pertinente sobre o espaço urbano e, ainda, que desenvolvam o pensamento crítico relativamente às sugestões de resolução apresentadas. Pretende-se assim formar cidadãos mais ativos e conscientes do mundo ao seu redor.O relatório encontra-se dividido em 4 partes. Na primeira parte apresenta-se uma caracterização geral da escola e da turma afeta durante o Estágio Pedagógico Supervisionado, assim como a descrição das atividades letivas, extra letivas e de ensino à distância realizadas. Posteriormente é feito o enquadramento teórico da temática trabalhada. No terceiro capítulo é feito o enquadramento teórico da estratégia didática a utilizar. Por fim, o quarto capítulo diz respeito à descrição da estratégia didática e à apresentação de resultados.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104091
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
JessicaMorais_versaofinal.pdf49.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons