Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104089
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.advisorLoureiro, Ana Paula Oliveira-
dc.contributor.authorGonçalves, Patrícia Alexandra Batista-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:02:46Z-
dc.date.available2022-12-16T23:02:46Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104089-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório da Prática Pedagógica Supervisionada, para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Português e Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Área de Especialização de Inglês, apresenta uma reflexão sobre o percurso realizado durante o estágio, assim como explora o tema monográfico escolhido. A escola, enquanto instituição, tem um valor elevado perante a sociedade, uma vez que educa, ensina e prepara os jovens para o futuro. A escola, como espaço de formação para a cidadania, promove o desenvolvimento do pensamento critico e criativo, fazendo com que os alunos, no final do seu percurso escolar, sejam capazes de analisar uma situação através de um olhar crítico e capazes de procurar soluções criativas e inovadoras para os problemas que lhes sejam apresentados. Tratando-se de uma competência que afeta globalmente a vida escolar do estudante, a Escrita é uma competência que deve ser trabalhada para além dos conteúdos programáticos pensados para o currículo. Deve ser ensinada como um meio de transmissão de ideias e de sentimentos e não apenas de conhecimento. A Escrita Criativa, por sua vez, permite interligar os conhecimentos explícitos da Escrita, tipicamente adquiridos na escola, com os elementos do pensamento criativo e crítico. A abordagem da Escrita Criativa em sala de aula apresenta vários benefícios para o estudante, pois permite que a Escrita seja entendida como um meio de expressão própria, num processo que se afasta um pouco das regras da Escrita mais convencionais e que tendem a predominar no meio escolar. O presente trabalho explora os conceitos de Criatividade e de Escrita Criativa como possíveis elementos de auxílio na aprendizagem e desenvolvimento da competência da Escrita. Para elaborar este projeto, foi necessário compilar alguns trabalhos existentes que tratavam o mesmo tema, de forma a garantir uma base teórica sólida. Este trabalho de investigação permitiu a adaptação das categorias de avaliação da Criatividade na Escrita propostas pelos autores trabalhados às turmas em que foram aplicadas as atividades de recolha de dados.por
dc.description.abstractThe present work was created in regards of the Supervised Pedagogical Practise, for the attainment of the Master’s Degree level in Teaching Portuguese as a Mother Tongue and English as a Foreigner Language, and presents a reflection of the path that was carried out during the internship as well as the research done for the theme of the thesis. The school, as an institution, holds a high value before society, due to its importance in educating, teaching and preparing the youth for the future. The role of the school goes beyond the content that is present in the curriculum. Schools provide students with the possibility of learning many subjects of their interest and allow them to develop creative and critical skills. These skill allow students to, at the end of their academic career, analyse certain situations under a critical eye and to find creative and innovative solutions for the problems that may arise. Given the fact that the skill of writing affects the education of students globally, this skill should be taught beyond the programmatic content present in the curriculum. Writing should be taught as a way of conveying ideas and emotions and not only as a way of expressing knowledge. Creative Writing, in particular, connects the explicit knowledge of writing, which is typically acquired in school, with the elements of creative and critical thinking. Exploring creative writing in the classroom presents many benefits to the students, as it allows them to view writing as a way of self- expression, moving away from more conventional rules of writing that tend to be predominant in schools.The present work explores the concepts of Creativity and Creative Writing as beneficial elements to incorporate in the classroom as a way of helping learning and developing the Writing skill. To create this project it was necessary to compile some existing works that already dealt with the chosen topic, as a way of assuring a solid theoretical basis. Exploring previous works allowed for the adaptation of the evaluative criteria for Creativity in Writing, proposed by the chosen authors, to better fit the classes that were going to be subjected to the writing activities planned for the data collection.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscritapor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectEscrita Criativapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectCategoriaspor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectCreativityeng
dc.subjectCreative Writingeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectDescriptorseng
dc.titleEscrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Casopor
dc.title.alternativeCreative Writing in the Teaching of Portuguese and Englisheng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleEscrita Criativa no Ensino de Português e Inglês: Dois Estudos de Casopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203125606-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, Patrícia Alexandra Batista::0000-0002-7767-2548-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriLourenço, Mónica Sofia Marques-
uc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro::0000-0002-7869-7835-
uc.contributor.advisorLoureiro, Ana Paula Oliveira::0000-0002-3791-5867-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
PatriciaGonçalves_versaofinal.pdf3.49 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

59
checked on May 8, 2024

Download(s)

64
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons