Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104087
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
dc.contributor.authorNeves, Bárbara Beatriz Alves-
dc.date.accessioned2022-12-16T23:02:45Z-
dc.date.available2022-12-16T23:02:45Z-
dc.date.issued2022-10-18-
dc.date.submitted2022-12-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/104087-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis Internship report, redacted for my Masters of Geography Teaching for the 3rd cicle of school and also for high school level, does have as main objective the exposition and reflexion about the ativities developed during the year of supervised pedagogic pratice, in other words, the pedagogical internship (2021/2022) with the 7ºB Class from the Group of Schools Martim de Freitas, Coimbra.Beyond the primordial objective, previously mentioned, this report also shows one component cientific-pedagogic, mentioning one of the subjects with high geographic and social relevance - the relationship between climate and human health, even that nearly unexplored with regards to the Geography programs of basic education, in this case, in the school program/manual of the 7th year of schooling. To address this issue, the media and cooperative work were used as a teaching-learning strategy. In this way, this strategy has consolidated some of the knowledge previously acquired by the students, but, mainly, it has potentiated the use of other tools in the Teaching of Geography.This report is divided into two major parts. In a first instance it is presented the characterization of the pedagogical internship, which includes the characterization of the school, the internship nucleus, the activities developed in the internship nucleus, among others. Secondly, we are faced with the scientific-pedagogical component, which addresses climate change and its impact on health and the way in which this theme was applied in the pedagogical strategy carried out during the internship period.eng
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado de Ensino em Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, tem como primordial objetivo a exposição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas durante o ano da prática pedagógica supervisionada, isto é, o estágio pedagógico (2021/2022), com a turma 7ºB do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, Coimbra. Para além do primordial objetivo anteriormente referido, este relatório apresenta também uma componente científico-pedagógica, abordando um dos assuntos com elevada relevância geográfica e social- as relações entre o clima e a saúde humana, ainda que muito pouco explorado no que diz respeito aos programas de Geografia do ensino básico, neste caso, no programa/manual escolar do 7º ano de escolaridade. Para a abordagem deste assunto, foram utilizados os media e o trabalho cooperativo como estratégia de ensino-aprendizagem. Desta forma, esta estratégia veio consolidar alguns dos conhecimentos outrora adquiridos pelos alunos mas, principalmente, potencializou o uso de outras ferramentas no Ensino da Geografia. Este relatório encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira parte apresenta caracterização do estágio pedagógico, onde se encontram a caracterização da escola, o núcleo de estágio, as atividades desenvolvidas no núcleo de estágio, entre outras. Numa segunda parte deparamo-nos com a componente científico-pedagógica, que aborda as alterações climáticas e qual o seu impacto na saúde e a forma como este tema foi aplicado na estratégia pedagógica realizada durante o período de estágio.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógico Supervisionadopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectMediapor
dc.subjectAlterações Climáticaspor
dc.subjectTrabalho Cooperativopor
dc.subjectSupervised Pedagogical Internshipeng
dc.subjectTeaching Geographyeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectClimate Changeeng
dc.subjectCooperative Workeng
dc.titleAs Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensinopor
dc.title.alternativeClimate Change and Population Health - The Media as a Teaching Strategyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAs Alterações Climáticas e a Saúde da População- Os Media como estratégia de ensinopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203124952-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNeves, Bárbara Beatriz Alves::0000-0002-5774-5113-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
uc.degree.elementojuriAlmendra, Ricardo Jorge Meireles-
uc.contributor.advisorNossa, Paulo Nuno Maia de Sousa-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

129
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

149
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons