Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104077
Title: A Educação Digital na aula de História
Other Titles: Digital Education in the History classroom
Authors: Cosme, Marco António Guedes
Orientador: Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: Educação digital; Ecossistemas digitais; Competências de autoaprendizagem; Ensino da História; Consolidação de conhecimentos em História; Digital education; Digital ecosystems; Self-learning skills; Teaching of History; Consolidation of knowledge in History
Issue Date: 24-Oct-2022
Serial title, monograph or event: A Educação Digital na aula de História
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente estudo tem como objetivo compreender como é que o ensino digital e a aplicação de ecossistemas de aprendizagem digitais nas aulas de História podem contribuir para a consolidação de conhecimentos e a capacidade de autoaprendizagem dos educandos. A análise que preside este trabalho foi desenvolvida junto de uma turma do 12º ano de escolaridade, no âmbito do Estágio de Prática Pedagógica Supervisionada realizado na Escola Secundária de Nelas, no ano letivo de 2021/2022. A evolução da tecnologia e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas, alterando a forma como os indivíduos vivem, trabalham e interagem entre si, permanentemente conectados em rede. No campo educativo, o contacto quase orgânico e imersivo com as tecnologias tem alterado a forma como as crianças e jovens aprendem, dado que atuam, pensam e processam a informação de forma diferente, colocando assim novos desafios à figura do professor. De facto, a Era Digital tem impulsionado novos paradigmas, modelos e cenários de ensino e aprendizagem, sobretudo, mais flexíveis, colaborativos, centrados nas competências dos alunos e em princípios como o construtivismo, a iniciativa e autonomia. Deste modo, o estudo de caso que aqui se apresenta e que tem por base uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa das perceções e narrativas desta turma, pretende também contribuir para o desenho de um ecossistema digital de ensino e aprendizagem na disciplina de História, em concreto, através da análise do impacto da aplicação de estratégias pedagógicas, ancoradas na incorporação de um conjunto de recursos digitais didáticos – entre eles, o Quizizz, o EdPuzzle, o Padlet e o Nearpod. Os resultados demonstraram, entre outros aspetos, que a integração de ambientes de ensino digital nas aulas de História contribuiu para o desenvolvimento das competências de autoaprendizagem dos respetivos alunos, evidenciando precessões positivas ao nível do envolvimento, participação e autonomia na construção do seu conhecimento.
The present study aims to understand how digital teaching and the application of digital learning ecosystems in history classes can contribute to the consolidation of knowledge and to the student's capacity for self-learning. The analysis of this work was developed with a 12th grade class, in the scope of the Supervised Pedagogical Practice Internship carried out in the Escola Secundária de Nelas, in the school year of 2021/2022. The evolution of technology and communication networks has brought significant changes, altering the way individuals live, work and interact with each other, permanently networked. In the educational field, the almost organic and immersive contact with technologies has changed the way children and young people learn, since they act, think and process information differently, thus setting new challenges to the figure of the teacher. In fact, the Digital Age has driven new paradigms, models and scenarios of teaching and learning, especially more flexible, collaborative, focused on student's skills and principles such as constructivism, initiative and autonomy. Thus, the case study presented here, which is based on a quantitative and qualitative methodological approach to the perceptions and narratives of this class, also aims to contribute to the design of a digital ecosystem of teaching and learning in the subject of History, specifically through the analysis of the impact of the application of pedagogical strategies, anchored in the incorporation of a set of digital teaching resources - including Quizizz, EdPuzzle, Padlet and Nearpod. The results showed, among other things, that the integration of digital teaching environments in history lessons contributed to the development of students' self-learning skills, with positive effects on their involvement, participation and autonomy in the construction of their knowledge.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104077
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MarcoCosme_versaofinal.pdf8.31 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

100
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

6
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons