Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/104074
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Paulo Eugénio Estudante Dias | - |
dc.contributor.author | Araújo, Miguel de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T23:02:09Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T23:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/104074 | - |
dc.description | Relatório de Estágio do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras | - |
dc.description.abstract | Este documento é o resultado de um estágio curricular de Mestrado, realizado no âmbito do 2º ciclo de Estudos Artísticos, curso pertencente ao Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra que corresponde a um relatório de estágio realizado no âmbito da produção musical no estúdio de gravação Loudstudio em Coimbra durante os meses de fevereiro e março de 2020 e os meses de fevereiro, março, abril e maio de 2022. Primeiramente será abordada a questão da produção musical, o papel do produtor e a sua evolução como agente na indústria musical ao longo dos tempos, partindo inicialmente de uma contextualização e reflexão acerca do seu surgimento e da sua transformação dentro do meio musical e seguindo para uma abordagem acerca da forma como o seu papel se foi transformando, expondo alguns exemplos relevantes e traçando uma linha temporal que se inicia com a invenção do fonógrafo em 1877 por Thomas Edison e se estende até à instalação da tecnologia digital no mundo da gravação musical. Isto servirá de ponto de partida para a segunda parte deste documento que contará com uma descrição dos tipos de atividades realizadas no estágio, bem como de uma contextualização e abordagem técnica ao funcionamento do Loudstudio. Realizarei uma análise aos tipos de trabalho que fui realizando no estúdio utilizando uma perspetiva pessoal e reflexiva acerca do mesmo. Farei ainda uma abordagem reflexiva acerca do futuro dos estúdios de gravação tradicionais, tanto no panorama nacional como no panorama internacional, visando o seu papel atual e as dificuldades que apresentam perante a acessibilidade do mundo digital. | por |
dc.description.abstract | This document is the result of a Master's curricular internship, carried out within the scope of the 2nd cycle of Artistic Studies, a course belonging to the Department of History, European Studies, Archeology and Arts, of the Faculty of Arts of the University of Coimbra, which corresponds to a report of internship carried out within the scope of music production at the Loudstudio recording studio in Coimbra during the months of February and March 2020 and the months of February, March, April and May 2022.First, the issue of music production, the role of the producer and its evolution as an agent in the music industry over time will be addressed, starting initially with a contextualization and reflection on its emergence and transformation within the musical environment and moving on to a approach about the way its role has changed, exposing some relevant examples and tracing a timeline that begins with the invention of the phonograph in 1877 by Thomas Edison and extends to the installation of digital technology in the world of music recording. This will serve as a starting point for the second part of this document, which will include a description of the types of activities carried out in the internship, as well as a contextualization and technical approach to the operation of Loudstudio. I will carry out an analysis of the types of work I have been doing in the studio using a personal and reflective perspective on it.I will also take a reflective approach to the future of traditional recording studios, both nationally and internationally, aiming at their current role and the difficulties they present in the face of accessibility in the digital world. | eng |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
dc.subject | Produção Musical | por |
dc.subject | Indústria Fonográfica | por |
dc.subject | Loudstudio | por |
dc.subject | Gravação Musical | por |
dc.subject | Engenharia de som | por |
dc.subject | Musical Production | eng |
dc.subject | Recording Industry | eng |
dc.subject | Loudstudio | eng |
dc.subject | Musical Recording | eng |
dc.subject | Sound Engineering | eng |
dc.title | O Papel do Produtor Musical: Um caso prático através de um estágio no Loudstudio | por |
dc.title.alternative | The Role of the Music Producer: A practical case through an internship at Loudstudio | eng |
dc.type | masterThesis | - |
degois.publication.location | Loudstudio | - |
degois.publication.title | O Papel do Produtor Musical: Um caso prático através de um estágio no Loudstudio | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.tid | 203125541 | - |
thesis.degree.discipline | Artes do Espectáculo | - |
thesis.degree.grantor | Universidade de Coimbra | - |
thesis.degree.level | 1 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Estudos Artísticos | - |
uc.degree.grantorUnit | Faculdade de Letras | - |
uc.degree.grantorID | 0500 | - |
uc.contributor.author | Araújo, Miguel de Almeida::0000-0002-9580-5682 | - |
uc.degree.classification | 19 | - |
uc.degree.presidentejuri | Branco, Sérgio Emanuel Dias | - |
uc.degree.elementojuri | Abreu, José António Pereira Nunes | - |
uc.degree.elementojuri | Moreira, Paulo Eugénio Estudante Dias | - |
uc.contributor.advisor | Moreira, Paulo Eugénio Estudante Dias | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MiguelAraujo_versaofinal.pdf | 2.48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons