Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104071
Title: A mulher como vítima de guerra no ciclo troiano: representações na tragédia grega
Other Titles: The woman as victims of war in the Trojan cycle: representations in Greek tragedy
Authors: Oliveira, Mônica Cordovil de
Orientador: Pereira, Susana Maria Duarte da Hora Marques
Keywords: guerra na Antiguidade; questões de gênero; tragédia grega; ciclo troiano; Clitemnestra; Hécuba; Ésquilo; Eurípides; war in antiquity; gender issues; Greek tragedy; Trojan cycle; Clytemnestra; Hecuba; Aeschylus; Euripides
Issue Date: 31-Oct-2022
Serial title, monograph or event: A mulher como vítima de guerra no ciclo troiano: representações na tragédia grega
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Sob o título A mulher como vítima de guerra no ciclo troiano: representações na tragédia grega, esta investigação visa explorar aspectos das consequências sofridas pelas figuras femininas num contexto de guerra, ora nos próprios locais que serviam de palco aos confrontos, ora à distância, ora tratando-se de mulheres incluídas entre os povos vencedores, ora entre os vencidos. Por razões pragmáticas, limitámos o nosso recorte ao ciclo troiano e à tragédia grega da Antiguidade clássica, focando-nos nas figuras femininas de Clitemnestra e de Hécuba em algumas tragédias, para nos concentrarmos na perspectiva da vitimização das mulheres como resultado da conexão entre conflitos militares, exibição do poderio masculino e convencional impotência feminina em sociedades patriarcais e antropocêntricas.Apoiando-nos sobremodo nas pesquisas de Kathy Gaca sobre a posição da mulher como vítima de guerra, procurámos mostrar diversos tipos de agressões decorrentes de confrontos armados, olhando para a guerra menos sob o ponto de vista das batalhas travadas, das estratégias utilizadas, dos heróis destacados, do que através das motivações dos guerreiros em termos de recompensas, em particular, a de subjugar e explorar as vencidas, numa demonstração de poderio e superioridade masculinos, ou também a de adquirir ou conservar o prestígio público perante o exército, ainda que em detrimento da valorização das relações familiares.No segundo momento da pesquisa, fixámo-nos nas figuras femininas selecionadas, ora considerando o impacto dos confrontos numa rainha associada aos vencedores da guerra, uma posição que, porém, não evitou que ela sofresse; ora numa outra, antiga soberana do povo vencido, convertida em cativa dos conquistadores e dolorosamente constrangida a deixar as suas origens . A investigação traça um paralelo entre as figuras de Clitemnestra e de Hécuba, mostrando pontos convergentes e divergentes entre ambas as mulheres, e buscando evidenciar, a partir de testemunhos literários da Antiguidade grega, como o mito se revela tão atual no mundo moderno, no que a diferentes modos de violência em relação às mulheres diz respeito.
Under the title The woman as victims of war in the Trojan cycle: representations in Greek tragedy, this investigation aims to explore the suffered by female figures in the context of war, sometimes in the very places that served as a stage for the clashes, sometimes at a distance, sometimes dealing with them. whether of women chosen from among the victors, now from among the vanquished.For pragmatic reasons, we limited our focus to the Trojan cycle and the Greek tragedy of classical antiquity, focusing on the female figures of Clytemnestra and Hecuba in some tragedies, to focus on the perspective of the victimization of women as a result of the connection between military conflicts, display of male power and conventional female powerlessness in patriarchal and anthropocentric societies.Relying heavily on Kathy Gaca's research on the position of women as victims of war, we sought to show different types of aggression resulting from armed confrontations, looking at war less from the point of view of the battles fought, the strategies used, the heroes highlighted, than through the warriors' motivations in terms of rewards, in particular, to subjugate and exploit the vanquished, in a demonstration of male power and superiority, or also to acquire or maintain public prestige before the army, even in the detriment of valuing family relationships.In the second moment of the research, we focused on the selected female figures, sometimes considering the impact of the clashes on a queen associated with the victors of the war, a position that, however, did not prevent her from suffering; now in another, former sovereign of the vanquished people, converted into a captive of the conquerors and painfully constrained to leave its origins.The investigation draws a parallel between the figures of Clytemnestra and Hecuba, showing convergent and divergent points between both women, and seeking to show, from literary testimonies of Greek antiquity, how the myth reveals itself so current in the modern world, in what to different modes of violence towards women concerns.
Description: Dissertação de Mestrado em Estudos Clássicos apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104071
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
MonicaOliveira_versaofinal.pdf2.49 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

34
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

2
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons