Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104016
Title: Fatores Protetores do Sucesso Escolar: Estudo exploratório junto de um grupo de crianças em Educação Pré-escolar e 1º ano do Ensino Básico em pós-confinamento
Other Titles: Protective Factors of School Success: An exploratory study among a group of pre-school and 1st grade children post-confinement
Authors: Neiva, Sara Barbosa
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Keywords: pandemia; sucesso escolar; fatores protetores; Educação Pré-escolar; 1º ano do Ensino Básico; pandemic; school success; protective factors; preschool education; 1st grade of elementary school
Issue Date: 11-Oct-2022
Serial title, monograph or event: Fatores Protetores do Sucesso Escolar: Estudo exploratório junto de um grupo de crianças em Educação Pré-escolar e 1º ano do Ensino Básico em pós-confinamento
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Poderá ser o sucesso educativo investido desde a educação pré-escolar, prevenindo consequências adversas ao desenvolvimento das crianças (em situações emergentes como foi o caso do pós-confinamento generalizado decorrente de pandemia por covid-19)? Que fatores poderão contribuir para uma vivência bem-sucedida da educação formal, promoção da literacia e escolarização “saudável”?Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou estar o Mundo numa crise pandémica por COVID-19 (WHO, 2020). A necessidade de controlar a rápida disseminação do vírus levou vários países a adotar medidas de confinamento, entre as quais, encerramento das escolas, regime de ensino à distância, isolamento das pessoas. Portugal passou a um regime de aulas online e telescola (Pombo et al., 2021). As circunstâncias motivaram a realização de múltiplos estudos que alertam para o impacto que estas medidas provocaram no desenvolvimento e na aprendizagem, pontuando as experiências de socialização como sendo fundamentais. Na sequência destes estudos quisemos explorar, durante o ano letivo de 2021/22, que fatores poderiam ser facilitadores do desenvolvimento, observando 42 crianças de Educação Pré-Escolar e 1º ano do 1º Ciclo de Ensino Básico a frequentar um estabelecimento de ensino privado, num ambiente de aprendizagem privilegiado. Com base na análise qualitativa de desempenhos académicos, aspetos contextuais, de organização e conteúdos programáticos procurámos identificar fatores protetores de “boas” trajetórias de desenvolvimento, a partir das respostas das crianças a tarefas cognitivas, de literacia emocional e conhecendo o seu posicionamento social no grupo de pares, usando técnicas e instrumentos adequados.Concluiu-se serem aspetos facilitadores do sucesso escolar: práticas educativas enriquecedoras, estimulantes e inclusivas, ação dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), boa comunicação escola-família e contextos familiares / educativos com capacidade para fornecer apoio e recursos necessários.
Can educational success be invested since preschool education, preventing adverse consequences to children's development (in emergent situations as was the case of widespread post-confinement due to the covid-19 pandemic)? What factors might contribute to a successful experience of formal education, literacy promotion, and "healthy" schooling?In March 2020, the World Health Organization (WHO, 2020) declared the world to be in a pandemic by COVID-19. The need to control the rapid spread of the virus led several countries to adopt containment measures, including school closures, distance learning and isolation of people. Portugal transitioned to a regime of online classes and educational television, “telescola” (Pombo et al., 2021). The circumstances have motivated multiple studies that point to the impact of these measures on development and learning, highlighting socialization experiences as fundamental. Following these studies, we wanted to explore, during 2021/2022 school year, what factors could facilitate development, observing 42 pre-school and 1st grade children attending a private school in a privileged learning environment. Based on the qualitative analysis of academic performance, contextual aspects of organization and program contents, we tried to identify protective factors of “good” development trajectories, based on children’s responses to cognitive tasks, emotional literacy and understanding their social position in the peer group, using appropriate techniques and instruments. The following aspects were concluded to be facilitators of school success: enriching, stimulating and inclusive educational practices, action of the Psychology and Orientation Services (SPO), good school-family communication and family/educational contexts able to provide the necessary support and resources.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104016
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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