Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103611
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dc.contributor.advisorSantos, Maria do Céu Colaço-
dc.contributor.authorOliveira, Rita Salomé Carvalho-
dc.date.accessioned2022-11-18T23:01:52Z-
dc.date.available2022-11-18T23:01:52Z-
dc.date.issued2022-10-11-
dc.date.submitted2022-11-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/103611-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Administração Público-Privada apresentado à Faculdade de Direito-
dc.description.abstractA necessidade de modernizar a administração pública exige cada vez mais organizações preparadas e recetivas às mudanças. Nesse sentido, para compreender a modernização da administração pública, impostas pelas reformas, é necessário estudar o ambiente de trabalho. Deste modo, compreender a cultura organizacional e os fatores de resistência à mudança permite obter informação pertinente para a gestão pública preparar um contexto mais favorável à implementação das necessárias reformas administrativas.Este trabalho pretendeu analisar a importância da cultura organizacional, mais especificamente a resistência à mudança, destacando a importância do seu papel nas mudanças organizacionais e nos movimentos das reformas administrativas.Nesta perspetiva, a resistência à mudança revelou ser um possível modelo de cultura organizacional direcionada para as novas exigências da administração pública.Para a realização deste estudo foi conduzido um estudo de caso na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra com a finalidade de compreender a perceção dos trabalhadores relativamente à mudança organizacional e das variáveis que influenciam a resistência à mudança.Os resultados indicam que fatores como o desenvolvimento de capacidades, orientação da equipa, avaliação cognitiva à mudança e o relacionamento com os colegas influenciam a resistência afetiva à mudança. Desta forma, compreende-se a importância das técnicas de desenvolvimento organizacional que permitem implementar um ambiente organizacional mais favorável às mudanças organizacionais. Portanto, deve-se incentivar o desenvolvimento de uma cultura recetiva, que se adapte às mudanças, de forma a implementar as reformas administrativas.por
dc.description.abstractThe need to modernize public administration increasingly requires organizations to be more prepared and receptive to change. In this sense, to understand the modernization of public administration, imposed by the reforms, it is necessary to study the work environment. In this way, understanding the organizational culture and the factors that resist change makes it possible to obtain relevant information for public management to prepare a more favorable context for the implementation of the necessary administrative reforms.This work aimed to analyze the importance of organizational culture, more specifically the resistance to change, highlighting the importance of its role in organizational changes and in administrative reform movements. From this perspective, resistance to change has proven to be a possible model of organizational culture directed toward the new demands of public administration.In order to carry out this study, a case study was carried out at the Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra in order to understand the perception of workers regarding organizational change and the variables that influence resistance to change.The results indicate that factors such as skill development, team orientation, cognitive assessment of change and peer relationships influence affective resistance to change. In this way, one understands the importance of organizational development techniques that allow implementing an organizational environment that is more favorable to organizational change. Therefore, the development of a receptive culture that adapts to change must be encouraged in order to implement administrative reforms.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectMudança organizacionalpor
dc.subjectResistência à mudançapor
dc.subjectPublic Administrationeng
dc.subjectQuality managementeng
dc.subjectOrganizacional cultureeng
dc.subjectOrganizational changeeng
dc.subjectResistance to changeeng
dc.titleO Papel da Cultura Organizacional na Gestão da Qualidadepor
dc.title.alternativeThe Role of Organizational Culture in The Quality Managementeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Direito da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Papel da Cultura Organizacional na Gestão da Qualidadepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203101910-
thesis.degree.disciplineAdministração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Administração Público-Privada-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Direito-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorOliveira, Rita Salomé Carvalho::0000-0002-1217-4564-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, João José Nogueira-
uc.degree.elementojuriMartins, Fernando Licínio Lopes-
uc.degree.elementojuriSantos, Maria do Céu Colaço-
uc.contributor.advisorSantos, Maria do Céu Colaço-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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