Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103445
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, with the 9th grade class, in the academic year 2021/2022. The perception of high school students face to the discipline of Physical Education.
Authors: Susano, Rodrigo Ribeiro
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Ensino Secundário; Perceção; Qualidade de Vida; Pedagogical Internship; Physical Education; High School; Perception; Quality of Life
Issue Date: 6-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma do 9ºA, no ano letivo 2021/2022. A perceção dos alunos do ensino secundário face à disciplina de Educação Física.
Place of publication or event: FCDEF-UC
Abstract: Este relatório foi desenvolvido no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, tendo em vista a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.O relatório está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo corresponde à contextualização da prática desenvolvida, onde é contada uma narrativa de vida e caracteriza-se a comunidade escolar. O segundo capítulo consiste numa análise reflexiva da prática pedagógica, em que são mencionadas as quatro áreas de atuação: 1 - atividades de ensino-aprendizagem; 2 - atividades de organização e gestão escolar; 3 - projetos e parcerias educativas; 4 - atitude ético-profissional. O terceiro capítulo é alusivo ao aprofundamento do tema-problema, em que foi realizada uma investigação com o objetivo de verificar a perceção que os alunos do ensino secundário têm em relação à importância da Educação Física para a qualidade de vida.Os participantes no estudo foram 388 alunos pertencentes à Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte. Os dados demonstram que a maioria dos alunos concorda que trabalhar em equipa na prática dos jogos desportivos coletivos favorece a criação e fortalecimento de amizades, o número de aulas de Educação Física por semana são insuficientes para prevenir uma rotina sedentária, deveria existir mais tempo de Educação Física para uma melhor compreensão do funcionamento e regras de cada modalidade, e por último, as aulas de Educação Física estimulam a prática de atividade física no futuro.
This report was developed within the scope of the Pedagogical Internship held at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, with a view to obtaining the degree of Master of Physical Education in Basic and Secondary Education, by the Faculty of Sport Sciences and Physical Education.The report is divided into three chapters. The first chapter corresponds to the contextualization of the practice developed, where a life narrative is told and the school community is characterized. The second chapter consists of a reflective analysis of the pedagogical practice, in which the four areas of action are mentioned: 1 - teaching-learning activities; 2 - school organization and management activities; 3 - educational projects and partnerships; 4 - ethical-professional attitude. The third chapter is alluding to the deepening of the theme-problem, in which an investigation was carried out with the objective of verifying the perception that high school students have in relation to the importance of Physical Education for the quality of life.The study participants were 388 students belonging to the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte. The results show that most students agree that working as a team in the practice of collective sports favors the creation and strengthening of friendships, the number of Physical Education classes per week are insufficient to prevent a sedentary routine, there should be more time of Physical Education for a better understanding of the functioning and rules of each modality and finally Physical Education classes encourage the practice of physical activity in the future.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/103445
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Rodrigo Susano.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

83
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

104
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons