Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103444
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorGomes, Ricardo Palmeirão-
dc.date.accessioned2022-11-11T23:00:19Z-
dc.date.available2022-11-11T23:00:19Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.date.submitted2022-11-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/103444-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente documento intitulado Relatório de Estágio Pedagógico realizado no 2ºano, 4ºsemestre do Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, consiste uma análise refletiva e da aplicação num contexto prático dos conhecimentos adquiridos num processo de Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Física. Foi feita a aplicação destes conceitos na Escola Secundária Avelar Brotero na turma do 12º1C, que corresponde ao Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, no ano letivo 2021/2022. O Estágio Pedagógico é muito mais do que um simples documento onde expomos as nossas reflexões e aprendizagens adquiridas. É todo um processo de atividades realizadas durante o ano letivo, desde o planeamento, reflexão, até à realização da avaliação das componentes práticas, sempre com o objetivo de irmos melhorando e aperfeiçoando todo o processo de ensino aprendizagem. Neste processo vamos tentando sempre enriquecer as aprendizagens dos nossos alunos que nos permitem também evoluir quer como futuros profissionais quer como pessoas.Este documento está estruturado em três capítulos distintos: o primeiro capítulo tem como base a contextualização da prática desenvolvida, sendo composto pela nossa história de vida, e pela caracterização de todo o contexto envolvido. O segundo capítulo diz respeito à análise refletiva sobre a prática pedagógica, nomeadamente, às atividades de ensino-aprendizagem, à organização e gestão escolar, aos projetos e parcerias educativas e à atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo aborda o aprofundamento do Tema-Problema A influência da modalidade na perceção da disciplina e no desempenho do professor.por
dc.description.abstractThis Teacher Training Report conducted in the 2nd year, 4th semester of the Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundári, of the Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, portrays a reflective analysis and application in a practical context of the knowledge acquired in a process of Supervised Pedagogical Practice in Physical Education. These concepts were applied at Escola Secundária de Avelar Brotero in the class of 12º1C, which corresponds to the Science and Technology Course, in the school year 2021/2022. This Teacher Training Report is much more than a simple document where we expose our reflections and learning acquired. It is a whole process of activities carried out during the school year, from planning, reflection, to the evaluation of the practical components, always with the objective of improving and perfecting the whole teaching-learning process. In this process, we are always trying to enrich our students' learning, which also allows us to evolve both as future professionals and as people.This document is structured in three distinct chapters: the first chapter is based on the contextualization of the practice developed, consisting of our life story and the characterization of the whole context involved. The second chapter concerns the reflective analysis of the pedagogical practice, namely the teaching-learning activities, the school organization and management, the educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude. The third and last chapter addresses the deepening of the Theme-Problem The influence of modality in the perception of discipline and teacher performance.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectTeaching Processeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO JUNTO DA TURMA DO 12º1C NO ANO LETIVO 2021/2022por
dc.title.alternativeTeacher Training Report developed at Escola Secundária de Avelar Brotero with 12ª1C in academy year 2021/2022eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO JUNTO DA TURMA DO 12º1C NO ANO LETIVO 2021/2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203095880-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGomes, Ricardo Palmeirão::0000-0003-2669-4314-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriRamos, Susana Isabel Vicente-
uc.degree.elementojuriLourenço, Carla Cristina Vieira-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio - Ricardo Gomes.pdf3.75 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

75
checked on May 14, 2024

Download(s)

44
checked on May 14, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons