Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103443
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorBranca, Maria Tomaz Joaquim da-
dc.date.accessioned2022-11-11T23:00:18Z-
dc.date.available2022-11-11T23:00:18Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.date.submitted2022-11-11-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/103443-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente relatório tem por objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico (EP), no ano letivo 2021/2022 no Centro Educativo dos Olivais. O presente documento está organizado em três capítulos: Contextualização da prática desenvolvida, que contém as expetativas iniciais, a caraterização da escola, da turma e do grupo disciplinar de Educação Física; a Análise reflexiva sobre a prática pedagógica, onde se insere uma reflexão mais aprofundada sobre as várias áreas integrantes do EP, como as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional e, por fim, o Tema-Problema designado “Os comportamentos e atitudes dos alunos de ERB nas aulas de Educação Física”, onde inicialmente realizo uma breve introdução, de seguida enquadro o a temática, defino os objetivos, a metodologia, os resultados e, por fim, a sua conclusão. O Estágio Pedagógico foi uma etapa de aprendizagem fundamental para a minha formação enquanto professora, não incluindo apenas a lecionação das aulas, mas também a capacidade de gerir e refletir processos, através da análise crítica de diversos fatores, como a chegada e partida de alunos várias vezes ao longo do ano, os níveis díspares nas capacidades de cada um, levando-me a criar uma grande capacidade de ajustamento das tarefas, de forma correta, levando-me a tomar decisões coerentes com os objetivos propostos. O Estágio Pedagógico teve por base promover transformações nos alunos, principalmente com a utilização do Modelo de Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social, com o objetivo de fomentar valores importantes para o futuro. O professor mostrou ser um agente catalisador que promove e estimula as potencialidades dos jovens, desenvolvendo neles capacidades com o intuito de lhes fornecer ferramentas para que sejam capazes de se adaptar, e de ingressar na sociedade de hoje e de amanhã.por
dc.description.abstractThis report aims to describe and reflect on the activities carried out during the Teacher Training (TT), in the academic year 2021/2022 at the Centro Educativo dos Olivais. This document is organized into three chapters: Contextualization of the developed practice, which contains the initial expectations, the characterization of the school, the class and the disciplinary group of Physical Education; the Reflective analysis on pedagogical practice, which includes a deeper reflection on the various areas that make up the PI, such as teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude; and finally, the Theme-Problem called "The behaviours and attitudes of WB students in Physical Education classes", where initially I make a brief introduction, then frame the theme, define the objectives, methodology, results and finally , its conclusion.The Pedagogical Internship was a fundamental learning stage for my training as a teacher, not only including the teaching of classes, but also the ability to manage and reflect on processes, through the critical analysis of several factors, such as the arrival and departure of different students several times throughout the year, the different levels of each one's abilities, leading me to create a great capacity to adjust the tasks, in a correct way, leading me to make consistent decisions with the proposed objectives.The entire Pedagogical Internship was based on promoting transformations in the students, mainly through the use of the Personal and Social Responsibility Development Model, with the objective of promoting important values for the future. The teacher proved to be a catalytic agent that promotes and stimulates the potential of young people, developing their capacities in order to provide them tools to be able to adapt, and to enter, in today's and tomorrow's society.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectCentro Educativopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectModelo de Desenvolvimento de Responsabilidade Pessoal e Social;por
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectEducational Centreeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPersonal and Social Responsibility Development Modeleng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS JUNTO DA TURMA B3 – EMPREGADO DE RESTAURANTE/BAR NO ANO LETIVO DE 2021/2022. AS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS DA TURMA B3 – EMPREGADO DE RESTAURAÇÃO/BAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.por
dc.title.alternativeTEACHER TRAINING DEVELOPED IN THE OLIVAIS EDUCATIONAL CENTER WITH CLASS B3 - RESTAURANT/BAR WAITER IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022. DEVELOPED IN THE OLIVAIS EDUCATIONAL CENTER WITH CLASS B3 - RESTAURANT/BAR WAITER IN THE SCHOOL YEAR 2021/2022. THE ATTITUDES AND BEHAVIORS OF STUDENTS FROM CLASS B3 - WAITER/BAR IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS JUNTO DA TURMA B3 – EMPREGADO DE RESTAURANTE/BAR NO ANO LETIVO DE 2021/2022. AS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS ALUNOS DA TURMA B3 – EMPREGADO DE RESTAURAÇÃO/BAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203095863-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBranca, Maria Tomaz Joaquim da::0000-0002-9944-4773-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriRamos, Susana Isabel Vicente-
uc.degree.elementojuriLourenço, Carla Cristina Vieira-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

132
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

68
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons