Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103410
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Other Titles: REPORT DEVELOPED AT THE FRANCISCO FRANCO SECONDARY SCHOOL IN THE 2021/2022 PERCEPTION OF THE SELF-CONFIDENCE LEVEL OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS FOR THE INCLUSION OF VISUALLY IMPAIRED STUDENTS
Authors: Nunes, David Olim
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Reflexão; Educação Física; Educação Inclusiva; Pedagogic Intervention; Teacher Training.; Reflection; Physical Education; Inclusive Education
Issue Date: 14-Sep-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE FRANCISCO FRANCO NO ANO LETIVO 2021/2022 PERCEÇÃO DO NÍVEL DE AUTOCONFIANÇA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório do estágio representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra. Com a duração de um ano letivo, o Estágio Pedagógico realizado consistiu numa prática pedagógica supervisionada que visa a aplicação de todos os conhecimentos teórico-práticos e competências pedagógicas adquiridas ao longo da minha formação académica, num contexto escolar real. Neste sentido, o meu Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no ano letivo de 2021/2022, junto da turma 11 do 11º ano de escolaridade do Curso Cientifíco-Humanístico de Artes Visuais. Baseado numa análise crítica e reflexiva, este relatório tem como principal finalidade efetuar uma representação fiel, sincera e transparente de todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico. Desta forma pretendemos mostrar as nossas perspetivas, dificuldades e sentimentos ao longo das diversas etapas.Fundamentado numa bibliografia científica pertinente, este documento está fracionado em três grandes capítulos: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a apresentação do meu tema-problema, denominado de “Perceção do nível de autoconfiança de Educação Física para a inclusão de alunos com Deficiência Visual”: Em modo de conclusão, foi formulado um balanço final de todas as aprendizagens, vivências e competências adquiridas ao longo deste processo, que, na minha perspetiva, foram cruciais para o meu futuro profissional.
This report represents the conclusion of the master’s degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra.Lasting one academic year, the Teacher Training carried out consisted of a supervised pedagogical practice that aims to apply all the theoretical-practical knowledge and pedagogical skills acquired during my academic training in a real school context. In this sense, my Pedagogical Internship was carried out at Francisco Franco Secondary School, in the academic year 2021/2022, with class 11 of the 11th grade of the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts.Based on a critical and reflective analysis, this report's main purpose is to provide a faithful, sincere and transparent representation of all the work developed during the Pedagogical Internship, thus conveying our perspective, difficulties and feelings.Based on a scientific relevant and certified bibliography, this document is divided into three major chapters: the contextualization of the developed practice, the reflective analysis of the pedagogical practice and the presentation of my problem-theme, called “Perception of the level of self-confidence in Physical Education for the inclusion of students with Visual Impairments”.In conclusion, a final balance of all the learning, experiences and skills acquired during this process was formulated, which, in my perspective, were crucial for my personal and professional future.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/103410
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
David Olim Nunes- Relatório de Estágio 2020147473.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

64
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

70
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons