Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103409
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed in Primary School Nº2 da Pampilhosa with the class of 7thB in the school year 2021/2022.
Authors: Pereira, Luísa Santos
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Reflexão Crítica; Tempo de Prática Motora; Pedagogical Internship; Physical Education; Pedagogical Intervention; Critical Reflection; Motor Practice Time
Issue Date: 8-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Básica nº2 da Pampilhosa junto da turma do 7ºB no ano letivo 2021/2022
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: This Pedagogical Internship Report is the result of all the work done under the curricular unit of Pedagogical Internship, included in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and High Education, Faculty of Sports Science and Physical Education, University of Coimbra. This document is the result of our Pedagogical Training Course and our intervention in Escola Básica nº2 da Pampilhosa, belonging to the Grouping of Schools of Mealhada, with class B, 7th grade, during the school year 2021/2022. In this follow-up, we intend to specify all the practice developed, the experiences, the strategies used, the strong points, the major difficulties experienced, the knowledge and learning acquired and practical examples of what was our intervention and what was lived, throughout the school year.In this way, for the good organisation of the document, it was divided into three chapters. Chapter I - Contextualisation of the Practice Developed, refers in general to the context in which the intervention was made, characterisation of the means and a narrative of life. Chapter II - Reflective Analysis on the Pedagogical Practice, aims to reflect on our intervention, supported scientifically and the description of examples and experiences, major difficulties, strategies used and dilemma issues. Chapter III - Deepening of the thematic-problem, emerges with the aim of developing a study called "Motor Practice Time in the Fundamental part of the Physical Education Class", with the purpose of investigating the differences between the masculine and feminine sex and between lessons of 50 minutes and lessons of 100 minutes, in order to optimise a quality and efficient teaching in Physical Education. In general, the study tells us that the feminine sex effectively presents a better time of motor practice than the masculine sex, in either 50 or 100 minutes classes.
O presente Relatório de Estágio Pedagógico resulta de todo o trabalho elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, inserido no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O presente documento surge como resultado daquilo que foi o nosso Estágio Pedagógico e da nossa intervenção na Escola Básica nº2 da Pampilhosa, pertencente ao Agrupamento de Escolas da Mealhada, junto da turma do 7ºB ao longo do ano letivo 2021/2022. Neste seguimento, pretende-se especificar toda a prática desenvolvida, as experiências vivenciadas, as estratégias utilizadas, os pontos fortes, as maiores dificuldades sentidas, os conhecimentos e aprendizagens adquiridos e exemplos práticos daquilo que foi a nossa intervenção e do que foi vivido, ao longo de todo o ano letivo.Deste modo, para uma boa organização do documento, repartiu-se por três capítulos. O Capítulo I- Contextualização da Prática Desenvolvida, refere-se, no geral, ao contexto em que foi feita a intervenção, caracterização dos meios e uma narrativa de vida. O Capítulo II- Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, pretende uma reflexão acerca da nossa intervenção, sustentada cientificamente, e a descrição de exemplos e experiências vividas, maiores dificuldades, estratégias utilizadas e questões dilemáticas. O Capítulo III- Aprofundamento do tema-problema, surge com o objetivo de desenvolver um estudo denominado “Tempo de prática motora na parte fundamental da aula de Educação Física”, com o objetivo de averiguar as diferenças entre o sexo masculino e feminino, e entre aulas de 50 minutos e aulas de 100 minutos, no sentido de otimizar um ensino de qualidade e eficaz, em Educação Física. De um modo geral, o estudo diz-nos que o sexo feminino apresenta, efetivamente, um melhor tempo de prática motora que o sexo masculino, tanto em aulas de 50 minutos como em aulas de 100 minutos.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/103409
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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