Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103404
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO FRANCO JUNTO DA TURMA DO 12.º13 NO ANO LETIVO DE 2021/2022
Other Titles: REPORT ON THE TEACHER TRAINING DEVELOPED AT THE FRANCISCO FRANCO SECONDARY SCHOOL WITH THE 12.º13 CLASS IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR
Authors: Cassaca, Soraia Freitas
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Deficiência Intelectual; Inclusão; Physical Education; Teacher Training; Pedagogical Intervention; Intellectual Disability; Inclusion
Issue Date: 12-Sep-2022
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO FRANCO JUNTO DA TURMA DO 12.º13 NO ANO LETIVO DE 2021/2022
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio representa o desenvolvimento do Estágio Pedagógico, que surge no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no qual foram colocados em prática todos os conhecimentos teórico-práticos concebidos anteriormente através da lecionação da disciplina de Educação Física. Neste documento, podemos observar todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico, que se desenvolveu ao longo do ano letivo 2021/2022, na Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal, na turma 13 do 12º ano de escolaridade do Curso Científico - Humanístico de Artes Visuais.No Relatório podemos constatar uma descrição e reflexão de todo o trabalho desenvolvido, desde o seu planeamento, realização e avaliação, cujas etapas foram essenciais para o desenvolvimento de um excelente trabalho. Este expressa como se desenrolou todo o percurso e ordem de trabalho realizado nos vários domínios exercidos ao longo do Estágio Pedagógico.Finalizando, o presente documento expõe três capítulos diferenciados. No primeiro capítulo contextualiza-se a prática desenvolvida, tal como a caraterização da escola, do grupo disciplinar de Educação Física e da turma do 12º 13. No segundo capítulo procede-se a uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica, onde se menciona toda a estruturação do processo das atividades de ensino aprendizagem, dos projetos desenvolvidos quer a nível da organização e gestão da escola como, também, dos projetos e parcerias educativas e, por fim, é realizada uma reflexão sobre a atitude ético-profissional. Já no terceiro capítulo, é aprofundado o tema-problema, que, consistiu na realização de uma investigação, a qual analisou a perceção do nível de autoconfiança dos professores de EF e de professores em formação inicial face a inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas suas aulas.
This trainee report represents the development of the Teacher Training, which arises within the scope of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, in which all the theoretical-practical knowledge previously conceived through the teaching of Physical Education. In this document, we can observe all the work developed during the Pedagogical Internship, which took place throughout the 2021/2022 school year, at Francisco Franco Secondary School, in Funchal, in class 13 of the 12th grade of the Scientific - Humanistic Arts Course visualsIn the Report we can see a description and reflection of all the work developed, from its planning, execution and evaluation, whose stages were essential for the development of an excellent work. This expresses how the entire course and order of work carried out in the various domains exercised during the Teacher Training unfolded.Finally, this document exposes three different chapters. The first chapter contextualizes the practice developed, such as the characterization of the school, the Physical Education disciplinary group and the 12th to 13th class. structuring the process of teaching and learning activities, the projects developed both in terms of the organization and management of the school as well as educational projects and partnerships and, finally, a reflection on the ethical-professional attitude is carried out. In the third chapter, the theme-problem is deepened, which consisted in carrying out an investigation, which analyzed the perception of the level of self-confidence of PE teachers and teachers in initial training regarding the inclusion of a student with intellectual disabilities in the your classes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/103404
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO_DE_ESTÁGIO_SORAIA CASSACA_22.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

47
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

48
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons