Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103403
Title: Atitudes de Estudantes do Ensino Secundário Face à Inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física – Impacto de um programa de sensibilização
Other Titles: Attitudes of Secondary School Students Towards the Inclusion of Classmates with Disabilities in Physical Education Classes – Impact of an awareness program
Authors: Entresede, Maria joão Barata Alves
Orientador: Campos, Maria João Carvalheiro
Morais, Milena Pedro de
Keywords: Atitudes; Inclusão; Deficiência; Educação Física; Programa de sensibilização; Attitudes; Inclusion; Disability; Physical Education; Awareness Program
Issue Date: 26-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Atitudes de Estudantes do Ensino Secundário Face à Inclusão de Colegas com Deficiência nas Aulas de Educação Física – Impacto de um programa de sensibilização
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: As perceções dos estudantes são um fator fulcral para que a inclusão dos seus pares com deficiência seja bem-sucedido, pois podem ser um instrumento relevante para o seu sucesso. Perante o desafio docente em desenvolver estratégias facilitadoras ao processo de inclusão e sensibilizar a comunidade estudantil, o presente estudo implementou um programa de Sensibilização “Dia Paralímpico” com o objetivo de averiguar o impacto do mesmo nas atitudes dos estudantes do ensino secundário face à inclusão de colegas com deficiência nas suas aulas de Educação Física (EF). Para averiguar os efeitos do programa de sensibilização foi utilizada a versão portuguesa validada por Campos et al., (2013) do instrumento “The Children’s Attitudes Towards Inclusion in Physical Education – Revised” (CAIPE-R) de Block, (1995). De modo a avaliar as atitudes e averiguar que fatores influenciam as mesmas, o CAIPE-R foi aplicado em dois momentos, antes e após o programa de intervenção. Para além do estudo empírico foi realizada uma revisão sistemática, com o objetivo de realizar um resumo de resultados e conclusões de estudos relevantes realizados na área de estudo nos últimos dez anos. Participaram 94 estudantes com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, (M= 15.45, DP= 0.650) e dos quais 52.1% eram do género feminino (N=49), 43.6% eram do género masculino (N=41) e 4.3% identificavam se com não binários (N=4). Os participantes foram divididos em dois grupos, grupo experimental (N=44) e o grupo de controlo (N=50). Na revisão sistemática no total foram recolhidos 305 artigos de várias bases de dados (Pubmed, Google scholar, Ebsco, Sport Discus e Scielo, Researchgate), através do uso de palavras-chave e títulos relacionados à presente temática em português e inglês de modo a obter o maior número de artigos. Após a recolha, os artigos passaram por diferentes fases de seleção de acordo com os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, até chegar aos 11 artigos que apresentaram ser pertinentes e relevantes para integrar a revisão sistemática. Os resultados revelaram que o grupo experimental após a intervenção apresentou diferenças em termos de atitudes em comparação aos alunos do grupo de controlo. Assim, podemos concluir que o programa “Dia Paralímpico” teve uma influência bastante significativa nas atitudes, sendo que a sua aplicação resultou em perceções mais positivas por parte dos estudantes face à inclusão dos seus colegas com deficiência nas aulas de EF.
Students' perceptions are a key factor for the successful inclusion of their peers with disabilities, as they can be a relevant instrument for their success. Faced with the teaching challenge of developing strategies that facilitate the inclusion process and sensitize the student community, the present study implemented a “Paralympic Day” Awareness program with the objective of investigating its impact on the attitudes of secondary school students towards the inclusion of colleagues with disabilities in their Physical Education (PE) classes. To investigate the effects of the awareness program, the Portuguese version validated by Campos et al., (2013) of the instrument “The Children’s Attitudes Towards Inclusion in Physical Education – Revised” (CAIPE-R) by Block, (1995) was used. To assess attitudes and find out which factors influence them, the CAIPE-R was applied in two moments, before and after the intervention program.In addition to the empirical study, a systematic review was carried out, with the aim of performing a summary of results and conclusions of relevant studies carried out in the study area in the last ten years.A total of 94 students aged between 15 and 18 participated in the study (M= 15.45, DP= 0.650) and of which 52.1% were female (N=49), 43.6% were male (N=41) and 4.3% identified themselves as non-binary (N=4). Participants were divided into two groups, the experimental group (N=44) and the control group (N=50). In the systematic review, a total of 305 articles were collected from various databases (Pubmed, Google scholar, Ebsco, Sport Discus and Scielo, Researchgate), using keywords and titles related to this topic in Portuguese and English in order to get the most articles. After collection, the articles went through different phases of selection according to the established inclusion and exclusion criteria, until reaching the 11 articles that were relevant and relevant to integrate the systematic review.The results revealed that the experimental group after the intervention showed differences in terms of attitudes compared to the students in the control group. Thus, we can conclude that the “Paralympic Day” program had a very significant influence on attitudes, and its application resulted in more positive attitudes on the part of students towards the inclusion of their colleagues with disabilities in PE classes.
Description: Dissertação de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/103403
Rights: openAccess
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