Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103162
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dc.contributor.advisorCarvalho, Albano Augusto Cavaleiro Rodrigues de-
dc.contributor.advisorSharma, Pooja-
dc.contributor.authorMAHADESHWARA, Manoj RAJANKUNTE-
dc.date.accessioned2022-10-17T22:05:12Z-
dc.date.available2022-10-17T22:05:12Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.date.submitted2022-10-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/103162-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Conjunto Europeu em Tribologia de Superficies e Interfaces apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA texturização de superfície é uma das técnicas amplamente utilizadas em vários componentes de máquinas, como pistão/cilindros, de modo a evitar sua quebra precoce e aumentar sua funcionalidade. A textura na superfície auxilia na lubrificação e reduz o coeficiente de atrito (COF) e o desgaste. O funcionamento da textura na superfície depende de vários parâmetros, como o método de texturização, a forma da textura, condições de operação, etc. Da mesma forma, o revestimento da superfície também é outra técnica usada para melhorar as propriedades da superfície dos materiais. O revestimento de uma superfície atua como um lubrificante sólido na mesma em caso de desgaste e reduz o COF. Uma vez que o aprimoramento das propriedades tribológicas dos materiais pistão/cilindro num motor de combustão interna é importante para beneficiar a economia de combustível e o desempenho do motor. A lubrificação adequada nesses sistemas é, assim, uma característica fundamental que pode melhorar seu desempenho tribológico. O objetivo deste trabalho consiste na redução significativa do atrito em diferentes regimes de lubrificação, em particular, em regimes de lubrificação limite (BL), lubrificação mista (ML) e lubrificação hidrodinâmica (HL). Os novos revestimentos de lubrificantes sólidos combinados com a texturização da superfície podem diminuir o atrito sem prejudicar o meio ambiente com aditivos de óleo. O efeito sinérgico dos revestimentos de dichalcogenetos de metais de transição (TMD) aplicados em superfícies texturizadas pode ajudar a atingir esse objetivo. O procedimento de texturização consistirá em duas etapas: (i) texturização de elétrodos, utilizando tecnologia laser com três padrões geométricos diferentes (dois retangulares e uma circular) e (ii) texturização de corpos de prova por ECP (processamento eletroquímico) / EDM (usinagem por descarga elétrica) utilizando esses elétrodos texturizados. As técnicas de texturização utilizadas nesta investigação são ECP e a texturização dupla com EDM+ECP em combinação com revestimentos TMD (WSC e MoSeC) por deposição física de vapor (PVD). O efeito destas três geometrias de textura e dos revestimentos baseados em TMD foram analisados com teste tribológico de bloco sobre anel para ver o efeito das diferentes texturas, dos processos de texturização, revestimentos e o efeito combinado de texturização com os revestimentos. A maior melhoria em termos de redução de COF para corpos de provaContents [Manoj Rajankunte Mahadeshwara] iii[STUDY OF THE TRIBOLOGICAL BEHAVIOR OF THE TEXTURED STEEL COATED WITH TMD FILMS] texturizados, foi observada em amostras de covas circulares em regime BL com baixas velocidades de deslizamento e em regime ML e HL a altas velocidades de deslizamento.por
dc.description.abstractSurface texturing is one of the techniques which is widely used on various machine components such as piston/cylinders to prevent their early breakage and increase their functionality. The texture on the surface aids the lubrication and reduces the coefficient of friction (COF) and wear. The functioning of the texture on the surface is varied by various parameters such as the method of texturing, shape of texture, operating conditions etc. Similarly, surface coating is also another technique for enhancing the surface properties of the materials. Surface coating acts as a solid lubricant on the surface in case of wear and tear and reduces COF. Since enhancing the tribological properties of the piston/cylinder materials in an internal combustion engine is important to benefit the fuel economy and performance of the engine. Proper lubrication in these systems is a key feature which can improve their tribological performance. The objective of this work is the significant reduction in friction in different lubricated regimes in particular boundary lubrication (BL), mixed lubrication (ML) and hydrodynamic lubrication (HL) regimes. The novel solid lubricant coatings combined with surface texturing can decrease the friction without harming environment with oil additives. The synergetic effect of transition metal dichalcogenides (TMD) coatings applied onto textured surfaces can help to achieve this goal. Texturing procedure will consist in 2 steps: (i) texturing of electrodes using laser technology with three different geometric patterns (two rectangular and one circular) and (ii) texturing of specimens by ECP (electrochemical processing) / EDM (electric discharge machining) using these textured electrodes. The texturing techniques used in this investigation are ECP and dual texturing with EDM+ECP in combination with TMD coatings (WSC and MoSeC) via physical vapor deposition (PVD). The effect of these three texture geometries and TMD- based coatings were analyzed with block-on-ring tribological test to see the effect of different textures, texturing processes, coatings and combined effect of texturing and coatings. The biggest improvement in terms of COF reduction for textured-coated specimen was observed in circular dimpled specimen in BL regime at low sliding speeds and in ML and HL regime at high sliding speeds.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectSurface texturingeng
dc.subjectTMD coatingseng
dc.subjectECP/EDM texturingeng
dc.subjectBlock-on-ringeng
dc.subjectStribeck curveeng
dc.subjectTexturização de superfíciepor
dc.subjectRevestimentos TMDpor
dc.subjectTexturização ECP/EDMpor
dc.subjectBlock-on-ringpor
dc.subjectCurva Stribeckpor
dc.titleStudy of the Tribological Behavior of the Textured Steel Coated with TMD Filmseng
dc.title.alternativeEstudo do comportamento tribológico de um aço texturado, revestido com filmes TMDpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica-
degois.publication.titleStudy of the Tribological Behavior of the Textured Steel Coated with TMD Filmseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203078080-
thesis.degree.disciplineTribologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Conjunto Europeu em Tribologia de Superficies e Interfaces-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMAHADESHWARA, Manoj RAJANKUNTE::0000-0003-2370-9904-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriTrindade, Bruno Miguel Quelhas de Sacadura Cabral-
uc.degree.elementojuriPiedade, Ana Paula da Fonseca-
uc.degree.elementojuriSharma, Pooja-
uc.contributor.advisorCarvalho, Albano Augusto Cavaleiro Rodrigues de-
uc.contributor.advisorSharma, Pooja-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1en-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
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