Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/103061
Title: Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra
Other Titles: Analysis and proposal for process improvement in the Tourism Stores of the University of Coimbra
Authors: Duarte, Luís Pedro Rodrigues
Orientador: Silva, Cristóvão
Keywords: Souvenirs; Retalho; Gestão de Stocks; Demand; Reaprovisionamento; Souvenirs; Retail; Stock Management; Demand; Replenishment
Issue Date: 19-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Análise e proposta de melhoria dos processos nas lojas do Turismo da Universidade de Coimbra
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: O setor do turismo em Portugal tem verificado um grande crescimento nos últimos anos, sendo um fator importantíssimo para a economia do país. No entanto, esse crescimento acarreta dificuldades na gestão dos serviços associados a este setor, principalmente com a recente pandemia de COVID-19 que em nada ajudou essa tarefa.O turismo da Universidade de Coimbra não é exceção. Apesar do seu crescimento desde a elevação da Universidade a património mundial da UNESCO, o turismo da UC não considera ter o sucesso que esperaria ser proporcional ao património e localização privilegiada que possui. Com uma grande diversidade de produtos, a procura sazonal e incerta e um processo de compra limitado ao processo de contratação pública, o turismo da UC sente alguma dificuldade na gestão da atividade de vendas das suas lojas de merchandising. Posto isto, o objetivo desta dissertação é tentar oferecer ao turismo da UC bases para que possam melhorar o seu inventário, sistema de aprovisionamento e processos, permitindo que melhorem os seus resultados e tenham um atividade mais rentável.Ao longo do documento será apresentada um revisão da literatura sobre lojas de retalho do setor de turismo e souvenirs, uma análise do armazém e sistema de reaprovisionamento, uma análise ABC às famílias de produtos mais importantes de forma identificar os produtos com maior impacto nas vendas e uma análise XYZ de forma a caracterizar os produtos consoante a variação da procura.O setor do turismo em Portugal tem verificado um grande crescimento nos últimos anos, sendo um fator importantíssimo para a economia do país. No entanto, esse crescimento acarreta dificuldades na gestão dos serviços associados a este setor, principalmente com a recente pandemia de COVID-19 que em nada ajudou essa tarefa.O turismo da Universidade de Coimbra não é exceção. Apesar do seu crescimento desde a elevação da Universidade a património mundial da UNESCO, o turismo da UC não considera ter o sucesso que esperaria ser proporcional ao património e localização privilegiada que possui. Com uma grande diversidade de produtos, a procura sazonal e incerta e um processo de compra limitado ao processo de contratação pública, o turismo da UC sente alguma dificuldade na gestão da atividade de vendas das suas lojas de merchandising. Posto isto, o objetivo desta dissertação é tentar oferecer ao turismo da UC bases para que possam melhorar o seu inventário, sistema de aprovisionamento e processos, permitindo que melhorem os seus resultados e tenham um atividade mais rentável.Ao longo do documento será apresentada um revisão da literatura sobre lojas de retalho do setor de turismo e souvenirs, uma análise do armazém e sistema de reaprovisionamento, uma análise ABC às famílias de produtos mais importantes de forma identificar os produtos com maior impacto nas vendas e uma análise XYZ de forma a caracterizar os produtos consoante a variação da procura.
The tourism sector in Portugal has seen great growth in recent years, being a very important factor for the country's economy. However, this growth causes difficulties in the management of services associated with this sector, especially with the recent COVID- 19 pandemic, which in no way helped this task.Tourism at the University of Coimbra is no exception. Despite its growth since the elevation of the University to UNESCO's World Heritage status, UC tourism does not consider itself to have the success that would be expected to be proportional to its heritage and privileged location. With a great diversity of products, seasonal and uncertain demand and a purchase process limited to the public procurement process, UC tourism has some difficulty in managing the sales activity of its merchandising stores.That said, the objective of this dissertation is to try to provide UC tourism with bases so that they can improve their inventory, supply system and processes, allowing them to improve their results and have a more profitable activity.Throughout the document, a review of the literature on retail stores in the tourism and souvenir sector will be presented, an analysis of the warehouse and replenishment system, an ABC analysis of the most important product families in order to identify the products with the greatest impact on sales and an XYZ analysis in order to characterize the products according to the variation in demand. The tourism sector in Portugal has seen great growth in recent years, being a very important factor for the country's economy. However, this growth causes difficulties in the management of services associated with this sector, especially with the recent COVID- 19 pandemic, which in no way helped this task.Tourism at the University of Coimbra is no exception. Despite its growth since the elevation of the University to UNESCO's World Heritage status, UC tourism does not consider itself to have the success that would be expected to be proportional to its heritage and privileged location. With a great diversity of products, seasonal and uncertain demand and a purchase process limited to the public procurement process, UC tourism has some difficulty in managing the sales activity of its merchandising stores.That said, the objective of this dissertation is to try to provide UC tourism with bases so that they can improve their inventory, supply system and processes, allowing them to improve their results and have a more profitable activity.Throughout the document, a review of the literature on retail stores in the tourism and souvenir sector will be presented, an analysis of the warehouse and replenishment system, an ABC analysis of the most important product families in order to identify the products with the greatest impact on sales and an XYZ analysis in order to characterize the products according to the variation in demand.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/103061
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Luis_Duarte_Final.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

30
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

21
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons