Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102854
Title: Os primeiros passos de um longo percurso
Other Titles: The first steps of a long journey
Authors: Marques, Ana Rita Martins das Neves
Orientador: Conceição, Gonçalo Gutierres da
Keywords: Estágio; Ensino da Matemática; Professor; Aluno; Internship; Mathematics Teaching; Teacher; Student
Issue Date: 22-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Os primeiros passos de um longo percurso
Place of publication or event: Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio e Relatório, inserida no segundo ano do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade de Coimbra. Este relatório tem como principal objetivo descrever e refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, sob orientação do Professor Doutor Gonçalo Gutierres, orientador científico, e do Professor João Gonçalves, orientador cooperante. Durante o estágio, a professora estagiária Ana Marques lecionou aulas na turma F do 7.º ano de escolaridade do Ensino Básico, na Escola Básica Guilherme Stephens, com a supervisão do orientador cooperante. Esteve presente nas aulas das restantes turmas do núcleo de estágio onde auxiliou através de apoio na resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas aos alunos e auxiliou na Direção de Turma do orientador cooperante. Este documento está dividido em cinco capítulos abordando de uma forma geral todos os envolventes no estágio, desde o seu enquadramento onde se descrevem os diferentes intervenientes, a prática pedagógica onde são abordadas as planificações necessárias e os métodos de avaliação utilizados, a participação nas estruturas de orientação pedagógica e educativa onde são abordadas as reuniões e formações em que a autora do relatório participou e, ainda, as atividades desenvolvidas com a colaboração do núcleo de estágio. Por fim, é feita uma reflexão sobre o estágio.
The present report of stage was prepared within the scope of the Stage and Report curricular unit, inserted in the second year of the Master's in Mathematics Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary at the University of Coimbra. The main objective of this report is to describe and reflect on the work carried out during the 2021/2022 academic year at the Marinha Grande Poente School Group, under the guidance of Gonçalo Gutierres PhD, scientific advisor, and João Gonçalves, cooperating advisor. During the internship, the trainee teacher Ana Marques taught classes in class F of the 7th grade of Basic Education, at Guilherme Stephens Basic School, under the supervision of the cooperating advisor. She was present in the lessons of the remaining classes of the internship nucleus where she helped in solving exercises and clarifying doubts to the students and helped in the Direction of the cooperating advisor's Class. This document is divided into five chapters, covering in a general way all the aspects involved in the internship, from its framework where the different actors are described, the pedagogical practice where the necessary planning and the evaluation methods used are addressed, the participation in the pedagogical and educational guidance where the meetings and training in which the author of the report participated are discussed, as well as the activities developed with the collaboration of the internship nucleus. Finally, a reflection on the internship is made.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102854
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio Ana Marques.pdf123.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

51
checked on May 28, 2024

Download(s)

21
checked on May 28, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons