Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102850
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dc.contributor.advisorFerreira, Adelino Jorge Lopes-
dc.contributor.authorPinto, João Paulo Cortês-
dc.date.accessioned2022-10-17T22:00:26Z-
dc.date.available2022-10-17T22:00:26Z-
dc.date.issued2022-09-23-
dc.date.submitted2022-10-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102850-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe new mobility system for the municipalities of Coimbra, Miranda do Corvo and Lousã, called the Mondego Mobility System, which will replace the old railway line called Ramal da Lousã, which ran from Serpins to Coimbra-B, will make use of the of public transport system Bus Rapid Transit, in which the vehicles are powered by electric propulsion stands out. This type of public transport, that has gained notoriety with its demonstrated ability to solve mobility problems in heavily populated Latin American cities, has proven to be an attractive and effective solution as far as urban mobility is concerned.In this master thesis, firstly, a historical contextualization of the Mondego Mobility System and the concept of Bus Rapid Transit is presented, where cases of successful applications in several cities of the world are shown.Then, a comparative study is carried out between the Bus Rapid Transit and the most used means of transport today to try to demonstrate the feasibility of the first for application in the Mondego Mobility System.Subsequently, the infrastructures of the Mondego Mobility System are discussed in detail in order to present the characteristics of this transport network. The modal integration of the Mondego Mobility System is also presented, that is, the user's ability to transfer to other public transport systems in the city of Coimbra, and possible future developments that could further improve this service.Finally, potential consequences that the Mondego Mobility System could have for the region in question, in the economic, social and environmental spheres, are addressedeng
dc.description.abstractO novo sistema de mobilidade dos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, denominado de Sistema de Mobilidade do Mondego que virá substituir a antiga linha férrea designada de Ramal da Lousã que fazia o percurso de Serpins até Coimbra-B, fará uso do sistema de transporte público Bus Rapid Transit, sendo que neste caso se destaca o facto de os veículos serem movidos a propulsão elétrica. Este tipo de transporte público que ganhou notoriedade com a capacidade demonstrada de solucionar problemas de mobilidade de cidades muito populosas da América Latina provou ser uma solução atrativa e eficaz no que a mobilidade urbana diz respeito.Nesta dissertação de mestrado é primeiramente apresentada uma contextualização histórica do Sistema de Mobilidade do Mondego e do conceito de Bus Rapid Transit, onde se dá a conhecer casos de aplicações de sucesso em várias cidades do mundo.De seguida, realizou-se um estudo comparativo entre o Bus Rapid Transit e os meios de transporte mais utilizados atualmente com o objetivo de procurar demonstrar a viabilidade do primeiro para aplicação no Sistema de Mobilidade do Mondego.Posteriormente, aborda-se detalhadamente as infraestruturas do Sistema de Mobilidade do Mondego no sentido de apresentar as características desta rede de transporte. Apresenta-se igualmente a integração modal do Sistema de Mobilidade do Mondego, isto é, a capacidade que o utilizador terá de realizar a transferência para outros sistemas de transporte público na cidade de Coimbra, e possíveis futuros desenvolvimentos que poderão melhorar ainda mais o serviço deste sistema.Por último, abordam-se potenciais consequências que o Sistema de Mobilidade do Mondego poderá ter para a região em causa, nos âmbitos económico, social e ambiental.por
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTransporte Públicopor
dc.subjectMobilidade Urbanapor
dc.subjectBus Rapid Transitpor
dc.subjectIntegração Modalpor
dc.subjectVeículos Elétricospor
dc.subjectPublic Transportationeng
dc.subjectUrban Mobilityeng
dc.subjectBus Rapid Transiteng
dc.subjectModal Integrationeng
dc.subjectElectric Vehicleseng
dc.titleAs infraestruturas do Sistema de Mobilidade do Mondegopor
dc.title.alternativeThe Infrastructures Of The Mondego Mobility Systemeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC - FCTUC-
degois.publication.titleAs infraestruturas do Sistema de Mobilidade do Mondegopor
dc.date.embargoEndDate2028-09-21-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2028-09-21*
dc.identifier.tid203080203-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPinto, João Paulo Cortês::0000-0002-8095-5557-
uc.degree.classification14-
uc.date.periodoEmbargo2190-
uc.degree.presidentejuriOliveira, Paulo José Venda-
uc.degree.elementojuriFerreira, Adelino Jorge Lopes-
uc.degree.elementojuriSeco, Álvaro Jorge da Maia-
uc.contributor.advisorFerreira, Adelino Jorge Lopes::0000-0002-1681-0759-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextembargo_20280921-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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