Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/1028
Title: | Implicações pedagógicas de psicologia cognitiva: Estudo exploratório no ensino da História | Authors: | Branco, Maria Alexandra de Freitas | Keywords: | Psicologia Pedagógica | Issue Date: | 1994 | Citation: | BRANCO, Maria Alexandra de Freitas - Implicações pedagógicas de psicologia cognitiva: Estudo exploratório no ensino da História. Coimbra, 1994. | Abstract: | As investigações de natureza teórica e experimental expostas nesta obra situam-se no contexto da análise das implicações pedagógicas das teorias cognitivas mais recentes, procurando sistematizá-las com o objectivo de contribuir para a construção de uma metodologia adequada à formação dos alunos da sociedade da informação. Essa metodologia a que convencionámos designar por metodologia cognitiva foi testada no ensino da História a alunos do 3o. Ciclo do Ensino Básico por comparação experimental com a metodologia mais correntemente utilizada designada por metodologia usual. Os dados quantitativos recolhidos durante a investigação-acção que decorreu em três anos lectivos consecutivos, seguindo várias turmas de alunos do 7o. ao 9o. de escolaridade, forneceu indicadores seguros de que a metodologia cognitiva desenvolve a inteligência geral de forma nitidamente significativa (relativamente à metodologia usual) e faz também progredir, um pouco mais do que a metodologia usual, o raciocínio de tipo numérico e abstracto. Os dados "subjectivos" recolhidos durante a investigação-acção revelaram, por exemplo, uma grande adesão dos professores e um entusiasmo significativo dos alunos pela identificação e resolução de problemas pela metacognição ou pela descoberta de relações significativas entre conceitos. O raciocínio verbal parece progredir um pouco mais nos alunos das turmas em que foi utilizada a metodologia usual, pelo que se deve ter a preocupação de fomentar mais o diálogo entre os alunos, por exemplo. O estudo das implicações pedagógicas das teorias psicológicas mais recentes revela-se promissor como forma de "descobrir" metodologias que permitam melhorar "qualitativamente" a educação, pelo que sugerimos deverem ser os aspectos psicopedagógicos melhor explorados em estudos futuros. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/1028 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
Show full item record
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.