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https://hdl.handle.net/10316/1027
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Bidarra, Maria da Graça Amaro | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:49:22Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:49:22Z | - |
dc.date.issued | 1995 | en_US |
dc.identifier.citation | BIDARRA, Maria da Graça Amaro - Estudo dos processos sóciocognitivos e análise das práticas de formação. Coimbra, 1995. 296 p. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/1027 | - |
dc.description.abstract | Partindo da análise crítica dos principais paradigmas de investigação sobre o ensino e da formação de professores, destacando a influência da psicologia, nomeadamente do behaviorismo e do cognitivismo, a presente dissertação procura evidenciar o contributo da psicologia social do conhecimento para a análise e fundamentação das práticas de formação. Representando um afastamento da corrente dita "fundamentalista" na abordagem dos fenómenos psicossociais, e identificando-se com a corrente europeia de psicologia social, esta perspectiva, inaugurada por Moscovici (1961/1976), caracteriza-se por realçar o papel constitutivo e estrutural que os factores sociais desempenham no processo de conhecimento e a sua não unicidade, ou seja, a existência de diversos modos de conhecimento (Beauvois e Deschamps, 1990). Na perspectiva da psicologia social do conhecimento, procuramos estabelecer um estudo comparativo das teorias da representação social de Moscovici (1961/1976) e dos construtos pessoais de Kelly (1955), que concebemos como um quadro de referência para uma identificação e análise das representações espontâneas e representações do conhecimento formal que atravessam as práticas de formação. Servindo-nos da metodologia do inquérito por questionário auto-administrado e de procedimentos derivados da teoria de Kelly (1955), procuramos identificar e analisar as crenças, concepções ou perspectivas que os estudantes que iniciam cursos de formação psicopedagógica possuem acerca do ensino e da aprendizagem, o modo como se apropriam do conhecimento formal que lhes é ministrado e o modo como percepcionam o modelo de formação em que estão inseridos, dada a influência que exerce o próprio dispositivo de formação. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Psicologia Pedagógica | en_US |
dc.title | Estudo dos processos sóciocognitivos e análise das práticas de formação | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.researchunit | IPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-7150-4087 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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