Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102679
Title: UM ESTÁGIO REALIZADO “EM CASA”: GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Other Titles: AN INTERNSHIP "AT HOME": IMAGE AND COMMUNICATION OFFICE OF THE FACULTY OF ARTS AND HUMANITIES OF THE UNIVERSITY OF COIMBRA
Authors: Costa, Mariana Sofia dos Santos
Orientador: Silveirinha, Maria João Rosa Cruz
Keywords: Faculdade de Letras; comunicação organizacional; redes sociais; marketing digital; diversidade; Faculty of Arts and Humanities; organizational communication; social networking; digital marketing; diversity
Issue Date: 13-Jul-2022
metadata.degois.publication.title: UM ESTÁGIO REALIZADO “EM CASA”: GABINETE DE COMUNICAÇÃO E IMAGEM DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Partindo dos três meses de estágio no Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), este relatório tem como objetivo principal relatar as tarefas realizadas enquanto estagiária, os conteúdos aprendidos e a forma de funcionamento do GCI. Para tal, foi primeiramente realizada uma revisão bibliográfica sobre temas como a comunicação organizacional, o marketing digital nas Instituições de Ensino Superior e as redes sociais, com as quais tive um contacto diário ao longo do período de estágio. Como forma de relacionar a revisão bibliográfica com as vivências e funções do GCI, são então analisadas publicações das redes sociais online da FLUC – desenvolvidas e colocadas nas plataformas pela entidade de acolhimento. De seguida, entende-se a questão da diversidade como um todo e, em particular, a diversidade cultural, a deficiência e a diversidade de género e a forma como o Ensino Superior deverá ser diverso, adaptado e acolhedor para todo o tipo de indivíduos. Para tal, e sempre numa clara ligação entre a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e o Gabinete de Comunicação e Imagem da mesma, procede-se novamente à análise de publicações do Facebook e Instagram, procurando verificar, se no online, uma das maiores e mais atuais formas de contacto da Instituição com a sua comunidade e com o exterior, existe a preocupação de que esteja clara a existência de diversidade de pessoas na FLUC. Por fim, e fazendo uso da vertente crítica intrínseca a uma estudante de jornalismo, estão ainda presentes diversas apreciações críticas, procurando identificar alterações que, quando realizadas, poderiam melhorar as publicações do universo digital da FLUC, bem como estreitar laços entre a Faculdade e os seus alunos, futuros alunos e alunos estrangeiros.
The three-month internship at the Image and Communication Office (GCI- Gabinete de Comunicação e Imagem) of the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra (FLUC -Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), is the starting point of this report. The main goal is to describe the tasks accomplished as an internee, the learnt contents and GCI’s method of work. In order to achieve this, it was first conducted a bibliographic revision regarding themes such as organizational communication, digital marketing inside the Higher Education Institutions and social media, which I had a daily contact with during my time at the internship. As a way to correlate the bibliographic review with the experiences and tasks at GCI, different FLUC, the host institution, social media publications were then analyzed - developed and posted on the platforms. Subsequently, the diversity topic was approached as a whole, particularly, cultural diversity, disability and genre diversity and the way Higher Education should be diverse, adjusted and welcoming to all kind of individuals. To achieve this, always with a clear connection between FLUC and its GCI, one shall proceed with the analysis of Facebook and Instagram publications, aiming to verify, if it exists, on the online world, one of the biggest and more up to date ways of contact between the Institution and its community and the general public, the care to clearly show the existence of diverse people at FLUC. To finish off and making use of the critical thinking intrinsic to a journalism student, it is also present various critical appreciations, looking to identify changes that, when put in practice, could elevate FLUC´s publications on the digital universe, as well as straighten the bond between the Faculty and its current students, future students as well as foreign students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102679
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MarianaCosta_versaofinal.pdf4.16 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

117
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

91
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons