Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102664
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Cristina dos Santos Pereira-
dc.contributor.authorFerreira, Maria da Glória Marques-
dc.date.accessioned2022-10-04T22:01:33Z-
dc.date.available2022-10-04T22:01:33Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.date.submitted2022-10-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102664-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis report collects the work carried out during the 2nd cycle of Professional Practice Initiation Program in Portuguese as a Foreign Language and Second Language (PLELS) at the Faculty of Arts at the University of Coimbra (FLUC), during the academic year 2021-2022, underlying the pedagogical approach of the Past Perfect Simple (PPS) and the Past Imperfect of the Indicative (PI). The first part is reserved to describe the uses and values of these verb tenses, firstly in the reference grammars of European Portuguese (PE) and then, always from the perspective of the professor loyal to scientific rigor, we review the guiding documents for PLELS learners of level A1 (according to the CEFR classification), thus verifying its didactic transposition. Subsequently, we will analyze pedagogical proposals, namely (i) those presented by manuals published in the last decade and (ii) and those used in some case studies carried out in this area, with learners of different mother tongues, evaluating results, detected difficulties and suggested remediation suggestions, when applying in a learning context.The activities carried out in the internship year will be analyzed in the second part of this work, reflecting the Pedagogical Practice, in our singular case, in mobility, between the universities of Coimbra, Portugal, and Ottawa, Canada. We report on the input absorbed during the 24 hours of classes observed in the first semester at FLUC and how it proved to be inevitable for building the unit and lessons plans, shaping this knowledge in the construction of instructional materials. The 12 hours of supervised classes at the Faculty of Arts of the University of Ottawa are, therefore, the culmination of the theoretical assumptions explored in the curricular year, on the one hand, and on the other hand, subsidiaries of the know-how witnessed during this second year. This professional practice allows us, at the end of this work, to corroborate and/or contest the difficulties in learning and using PPS and PI by students of proficiency level A1, revealing the specificities of students who are not in the context of immersion in the target language – in the specific case of ours, the supervised classes were given to students of the POR1902 course, residing in Ottawa, although they came from different parts of the world.por
dc.description.abstractEste relatório reúne o trabalho realizado durante o Programa de Iniciação à Prática Profissional do 2º ciclo em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) na Faculdade de Letras na Universidade de Coimbra (FLUC), durante o ano letivo 2021-2022 com relevância para a abordagem pedagógica do Pretérito Perfeito Simples (PPS) e do Pretérito Imperfeito do Indicativo (PI). A primeira parte é reservada à descrição dos usos e valores destes tempos verbais, primeiramente nas gramáticas de referência do Português Europeu (PE) para, depois, sempre na perspetiva do docente fidelizado ao rigor científico, passarmos em revista os documentos orientadores para aprendentes de PLELS do nível A1 (de acordo com a classificação do QERCL), verificando, deste modo, a sua transposição didática. Na sequência, analisaremos, noutros materiais, outras propostas pedagógicas, nomeadamente (i) as apresentadas por manuais publicados na última década e (ii) e as utilizadas em alguns estudos-caso realizados nesta área, com aprendentes de diferentes línguas maternas, avaliando resultados, dificuldades detetadas e sugestões de remediação sugeridas, aquando da aplicação, em contexto de aprendizagem, destas estruturas gramaticais.As atividades efetuadas no ano de estágio serão alvo de análise na segunda parte do presente trabalho, refletindo a Prática Pedagógica, no nosso caso singular, em mobilidade, entre as universidades de Coimbra, Portugal, e de Otava, Canadá. Damos conta do input absorvido durante as 24 horas de aulas observadas no primeiro semestre na FLUC e como este se revelou incontornável para a concretização de planos de unidade(s) e de aula(s), plasmando esses conhecimentos na construção de materiais instrucionais. As 12 horas de aulas supervisionadas na Faculdade de Artes da Universidade de Otava (uOttawa) são, deste modo, o culminar dos pressupostos teóricos explorados no ano curricular, por um lado, e, por outro, subsidiárias do saber fazer testemunhado durante este segundo ano. Esta prática profissional permite-nos, no desfecho deste trabalho, corroborar e/ou contestar os desafios encontrados aquando da aquisição da morfologia, usos/valores dos PPS e PI, por aprendentes do nível de proficiência A1, revelando as especificidades de alunos que não estão em contexto de imersão da língua-alvo, pois, na especificidade do nosso caso, as aulas supervisionadas foram ministradas aos frequentadores do curso de POR1902, residentes em Otava, ainda que provenientes de diversas partes do mundo.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPretérito Perfeito Simples do Indicativopor
dc.subjectPretérito Imperfeito do Indicativopor
dc.subjectSemântica dos tempos verbaispor
dc.subjectPortuguês Língua Estrangeirapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectPast Simple of the Indicativeeng
dc.subjectSemantics of verbseng
dc.subjectImperfect Past of the Indicativeeng
dc.subjectPortuguese as a Foreign Languageeng
dc.subjectDidacticseng
dc.titlePretérito Perfeito Simples e Pretérito Imperfeito do Indicativo - desafios para o ensino do PLE. Propostas didáticas para aprendentes no Canadá (A1).por
dc.title.alternativeSimple Past of the Indicative and Imperfect Past of the Indicative – challenges for teaching PLE. Didactic proposals for learners in Canada (A1 level).eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFLUC-
degois.publication.titlePretérito Perfeito Simples e Pretérito Imperfeito do Indicativo - desafios para o ensino do PLE. Propostas didáticas para aprendentes no Canadá (A1).por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203073819-
thesis.degree.disciplineLíngua e Literatura Materna-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS)-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Maria da Glória Marques::0000-0002-2206-2179-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriLoureiro, Ana Paula Oliveira-
uc.degree.elementojuriMartins, Cristina dos Santos Pereira-
uc.degree.elementojuriCarecho, Judite Manuela Silva Nogueira-
uc.contributor.advisorMartins, Cristina dos Santos Pereira-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MariaFerreira_versaofinal.pdf6.67 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

113
checked on May 7, 2024

Download(s)

935
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons