Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102657
Title: Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
Other Titles: Teaching clitic pronouns to learners of European Portuguese as a non-native language
Authors: Diniz, Rita Mendes
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Santos, Isabel Maria de Almeida
Keywords: European Portuguese; pronomes clíticos; didática do PLNM; complemento indireto; próclise; português europeu; clitic pronouns; Portuguese as a non-native language didactics; indirect object; proclisis
Issue Date: 27-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Ensino de pronomes clíticos a aprendentes de português europeu língua não materna
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: No presente relatório de estágio faz-se uma proposta de didatização dos pronomes clíticos e sua colocação, com base nas atuais considerações e investigações sobre a aquisição/aprendizagem de pronomes clíticos em português europeu língua não materna.A sua complexidade para os aprendentes resulta das várias componentes linguísticas envolvidas no uso dos pronomes clíticos além das suas formas, como quais os verbos a que surgem associados (transitivos diretos e/ou indiretos e pronominais) e quais os padrões a que obedece a colocação dos pronomes clíticos. Estas questões gramaticais diferem não só nas suas línguas maternas (LM), como também no português do Brasil (PB), uma variedade com a qual muitos estudantes contactam. Adicionalmente, os padrões de colocação estão em processo de alteração no português europeu (PE) e esse é também um fator que dificulta a aprendizagem. Surge, por isso, a necessidade de criar um plano de ensino que sistematize as estruturas em causa e toda a linguagem da qual depende a sua correta utilização, isto é, as palavras, expressões ou estruturas frásicas que alteram a posição dos pronomes clíticos e os verbos transitivos, bitransitivos e pronominais. Além disso, deverá permitir aos aprendentes o uso dos clíticos em contexto. A proposta apresentada dará conta dos pronomes de complemento indireto (CI), em associação com verbos transitivos indiretos e verbos bitransitivos. Consolidará ainda conhecimentos sobre a próclise em contextos de negação e de interrogativas parciais e apresentará advérbios proclisadores. O relatório está organizado em duas partes, subdivididas em quatro capítulos. Na primeira parte é feito, em 3 capítulos, o enquadramento teórico, a análise de dados sobre a aquisição/aprendizagem de clíticos por aprendentes de PLNM, e a documentação de trabalhos de didatização dos pronomes clíticos de outras mestrandas. No último capítulo, encontra-se o relatório da componente de estágio referente ao ensino dos pronomes clíticos. Neste, encontra-se, portanto, a proposta de didatização supramencionada, suportada pela teoria da primeira parte do relatório.
This internship report makes a proposal for the teaching of clitic pronouns and their placement, based on current considerations and investigations on the acquisition/learning of clitic pronouns in European Portuguese as non-native language.Its complexity for learners results from the various linguistic components involved in the use of clitic pronouns in addition to their forms, such as direct and/or indirect transitive and pronominal verbs and the placement patterns of clitic pronouns. These grammatical issues differ not only in their mother tongues, but also in Brazilian Portuguese, a variant with which many students come into contact. In addition, and to compound the matter, placement patterns are in the process of changing in European Portuguese.Therefore, there is a need to create a complete teaching plan that systematizes the structures in question and all the language on which their correct use depends. Further, this plan must allow learners to use this language in context. The proposal presented will deal with indirect object pronouns, in association with indirect transitive verbs and ditransitive verbs. It will also consolidate knowledge about proclisis in contexts of negation and interrogation and it will present adverbs that induce proclisis.The report is organized into two parts, subdivided into four chapters. In the first part, the theoretical framework set-up, the analysis of data on the acquisition/learning of clitics by non-native learners, and the documentation of the classroom work on clitic pronouns done by other master students are carried out. In the last chapter, the internship component referring to the teaching of clitic pronouns is described. In it, therefore, we find the aforementioned proposal for didactics, supported by the theory of the first part of the report.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102657
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RitaDiniz_versaofinal.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

81
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

358
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons