Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102646
Title: A Escrita Colaborativa no Ensino de Inglês e de Francês
Other Titles: Collaborative Writing in the Teaching of English and French
Authors: Massano, Fabiana Maria Leitão
Orientador: Luís, Ana Alexandra Ribeiro
Domingues, João da Costa
Keywords: Escrita Colaborativa; Ensino-aprendizagem; Inglês Língua Estrangeira; Francês Língua Estrangeira; Estudo de Caso; Collaborative Writing; Teaching-learning; English as a Foreign Language; French as a Foreign Language; Case Study
Issue Date: 21-Jul-2022
Serial title, monograph or event: A Escrita Colaborativa no Ensino de Inglês e de Francês
Place of publication or event: Colégio de São Teotónio
Abstract: O presente relatório foi realizado no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino de Inglês e Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na área de especialização de Francês. O mesmo apresenta, num primeiro momento, o contexto socioeducativo em que decorreu a Prática Pedagógica Supervisionada. Apresenta-se, de seguida, uma reflexão crítica sobre as expectativas e desafios enfrentados pela estagiária ao longo do ano letivo. O Relatório termina com um estudo de caso que lhe deu o título: A Escrita Colaborativa no Ensino de Inglês e de Francês. A aplicação deste tema ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada permitiu a realização de um Estudo de Caso concretizado num contexto muito específico e limitado e que, portanto, tem também muito de empírico. Para isto foi recolhido um corpus, resultante da aplicação da Escrita Colaborativa em aulas de Inglês de nível B2, e em aulas de Francês de nível A2.2, que é analisado para poder aferir a validade e utilidade desta estratégia em sala de aula. Globalmente, este documento dá conta do que foi pensado, investigado e realizado ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada. Quanto ao estudo de caso em particular, ele permitiu concluir que o uso da Estratégia de Escrita Colaborativa é benéfico, mas, para a sua aplicação, é necessário ter em conta as particularidades dos nossos alunos. Se, por um lado, a estratégia pode ser útil para motivar os alunos para a prática da escrita através do trabalho de grupo, esta pode também, por outro lado, ser um entrave para os alunos que trabalham melhor de forma individual. Com efeito, a aplicação desta estratégia subentende que os alunos que a ela forem submetidos têm de ter já algum conhecimento sobre o tópico acerca do qual irão escrever. Quando aplicada de forma eficaz, esta estratégia permite desenvolver, não só a capacidade de escrita dos alunos, mas também os valores e competências necessários para o seu futuro.
This report was carried out in the context of the Supervised Pedagogical Practice, within the Master’s degree in Teaching English and French (7th-12th grade). It first presents the socio-educational context in which the Supervised Pedagogical Practice took place. Then follows a critical reflection on the expectations and challenges faced by the intern throughout the school year. The report ends with a case study that gave it the title: Collaborative Writing in the Teaching of English and French. The application of this theme throughout the Supervised Pedagogical Practice allowed for a Case Study carried out in a very specific and limited context and which, therefore, also is very empirical. For this, a corpus was collected, resulting from the application of Collaborative Writing in English level B2 classes, and in French level A2.2 classes, which is analysed in order to assess the validity and usefulness of this strategy in the classroom. Overall, this document gives an account of what was thought, investigated and carried out throughout the Supervised Pedagogical Practice; as for the case study in particular, it allowed us to conclude that the use of the Collaborative Writing Strategy is beneficial, but, for its application, it is necessary to take into account the particularities of our students. If, on the one hand, the strategy can be useful to motivate students to practice writing through group work, it can also be an obstacle for students who work better individually. In fact, the application of this strategy implies that the students who are submitted to it must already have some knowledge about the topic about which they will write. When applied effectively, this strategy makes it possible to develop not only the students' writing skills, but also the values and skills necessary for their future.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/102646
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Fabiana Massano_versaofinal.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

38
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

71
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons