Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102644
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
dc.contributor.authorVaz, Paulo Ricardo Flausino Mafra-
dc.date.accessioned2022-10-04T22:00:43Z-
dc.date.available2022-10-04T22:00:43Z-
dc.date.issued2022-09-20-
dc.date.submitted2022-10-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102644-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractA Prática Pedagógica Supervisionada descrita neste relatório decorreu numa turma do 12.º ano de Português, do curso de Artes Visuais, no ano letivo de 2021/2022, na Escola Secundária de Avelar Brotero, no âmbito da unidade curricular Estágio/Relatório do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. O presente relatório descreve um estudo de caso sobre a utilização da perspetiva interartística na lecionação das obras literárias previstas para o último ano do Ensino Secundário. O foco deste estudo está relacionado com a verificação da importância do diálogo interartístico em sala de aula e o seu benefício ao nível da compreensão do texto literário. Para apurar a sua adequação, confrontámos os benefícios desta relação, atestados em Literatura e Ensino do Português (Bernardes e Mateus, 2013), e a experiência de lecionação nas aulas, ao longo deste ano letivo. As artes privilegiadas para a relação com a literatura foram a pintura e a poesia digital e ambas permitiram destacar diferentes aspetos nas obras estudadas como a forma, o contexto, o conteúdo, a narrativa, as personagens ou os recursos expressivos, bem como potenciar o conhecimento crítico e estético dos alunos. A análise dos dados recolhidos e as conclusões que se retiraram após as aulas lecionadas permitiram concluir que os estudantes beneficiaram dos conhecimentos do seu percurso em Artes Visuais para os integrar no estudo da literatura.por
dc.description.abstractThis report is the result of a study case about the use of the interartistic perspective on teaching literary works in the last year of secondary education. The teaching practice of the Master in Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário occurred on a Visual Arts 12th grade class, on the 2021/2022 school year, in Escola Secundária de Avelar Brotero. This study aims to determine the importance of the interartistic dialogues in the classroom and its benefits to the literary texts comprehension. To determine its adequacy, we compared the relation between various art forms as studied in Literatura e Ensino do Português (Bernardes e Mateus, 2013) and the teaching experience throughout this school year. The chosen arts for the relationship with literature were painting and digital poetry and both highlighted different aspects in the studied literary works such as form, context, content, narrative, characters or stylistic resources, as well as enhancing the students' aesthetic and critical knowledge. The analysis of the collected data and the conclusions that were drawn after the classes allowed us to conclude that the students benefited from the knowledge of the Visual Arts course and applied them in their literature study.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEstudos Interartespor
dc.subjectEnsino de Língua e Literaturapor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectLiteratura Digitalpor
dc.subjectInterarts Studieseng
dc.subjectLanguage and Literature Teachingeng
dc.subjectPaintingeng
dc.subjectDigital Literatureeng
dc.titleO Diálogo entre as Artes e a Literatura nas aulas de Portuguêspor
dc.title.alternativeArts and Literature in Português classeseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFLUC-
degois.publication.titleO Diálogo entre as Artes e a Literatura nas aulas de Portuguêspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203073878-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVaz, Paulo Ricardo Flausino Mafra::0000-0003-0221-4929-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriMachado, Ana Maria Silva-
uc.degree.elementojuriSimões, Maria João Albuquerque Figueiredo-
uc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
PauloVaz_versaofinal.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons