Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/102599
Title: | Erudição, diálogo e instrução em «Noches claras» de Manuel de Faria e Sousa | Other Titles: | Erudition, dialogue and instruction in Noches claras by Manuel de Faria e Sousa | Authors: | Pereira, Paulo Silva | Keywords: | Manuel de Faria e Sousa; Noches claras; filosofia moral; política; sátira; miscelânea; diálogo; autobiografia; Manuel de Faria e Sousa; Noches claras; Moral Philosophy; Politics; Satire; Miscellanea; Dialogue; Autobiography | Issue Date: | 2015 | Serial title, monograph or event: | Hipogrifo | Volume: | 3 | Issue: | 2 | Abstract: | Em Noches claras de Manuel de Faria e Sousa, por entre discursos
e capítulos de diversos propósitos, vai tomando forma um intenso programa de
divulgação cultural que põe à disposição do leitor, estimulando a sua curiosidade
intelectual, temas de natureza social, religiosa e de filosofia moral. Ao combinar
a forte dimensão didática da miscelânea, tal como esta foi cultivada no espaço
peninsular ao longo dos séculos XVI e XVII, com as caraterísticas próprias do diálogo,
o projeto ganhou densidade e abriu caminho a um tipo de apropriação mais
deleitosa do que a mera consulta esporádica em busca de informação. A heterogeneidade
temática e o lastro de erudição, resultante do amplo manejo de fontes
culturais e religiosas antigas e modernas, aparecem agora enquadrados num âmbito
mais coerente do ponto de vista compositivo, contornando assim os riscos de
uma leitura fragmentada. Num outro plano, o tom autobiográfico que atravessa de
modo transversal uma parte significativa da produção literária de Faria e Sousa
permite-lhe aqui aproximar-se mais do modelo ensaístico, pois o autor emerge
como instância que tem a faculdade de selecionar criteriosamente o material e de
proceder à sua organização e exposição com base na sabedoria e na experiência
de vida que eram apanágio do homem discreto. In Noches claras by Manuel de Faria e Sousa, among discourses and chapters which serve different purposes, an intense programme of cultural divulgation starts to take form, which offers the readers themes of social and religious nature as well as of moral philosophy, stimulating their intellectual curiosity. By combining the strong didactic aesthetics of the miscellanea, as it was cultivated in the Iberian Peninsula in the 16th and 17th centuries, with the specific features of dialogue, the project gained density and gave way to a more pleasant use than the mere occasional search for information. The variety in themes and sense of erudition, resulting from a wide range of ancient and modern cultural and religious sources, are now seen as part of a more coherent composition, thus overcoming the risks of fragmented reading. On the other hand, the autobiographical drive which can be found across a significant part of Faria e Sousa’s literary production, allows him to come closer to the essay genre, as the author is regarded as the one who is responsible for carefully choosing the material, organizing and exposing it based on his knowledge and life experience which were the marks of the discrete man |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/102599 | ISSN: | 23281308 23281308 |
DOI: | 10.13035/H.2015.03.02.13 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Português - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Erudition-dialogue-and-instruction-in-Noches-claras-by-Manuel-de-Faria-e-SousaHipogrifo.pdf | 206.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
SCOPUSTM
Citations
1
checked on Apr 15, 2024
Page view(s)
70
checked on Apr 23, 2024
Download(s)
35
checked on Apr 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License