Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102518
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares-
dc.contributor.authorSiytangco-Johnson, Sean Michael Leung-
dc.date.accessioned2022-09-29T22:05:33Z-
dc.date.available2022-09-29T22:05:33Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.date.submitted2022-09-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102518-
dc.descriptionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractResumo:Introdução:A pandemia por COVID-19 que o mundo enfrenta atualmente, é um grande desafio que impôs alterações do estilo de vida a uma escala global. Como tal, adquire grande relevância determinar os mecanismos de coping com maior efeito na saúde mental das pessoas durante este período.Objectivos:Com o presente estudo pretendemos determinar quais os factores com efeito significativo na saúde mental dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).Métodos:Foi criado e distribuído pelos 6 anos do curso um questionário sobre as atividades realizadas pelos estudantes durante a pandemia, assim como o Questionário de Saúde do Paciente-4 (PHQ-4). Os dados obtidos foram submetidos a análise.Resultados:Determinamos que, durante a pandemia, a satisfação académica (p<0.001), a prática de arte (p=0.003), a leitura (p=0.017) e o exercício físico em casa (p=0.019) se associavam a níveis mais baixos de distress. Por sua vez, a jardinagem (p=0.035), o binging (p=0.001) e o consumo de media (p=0.004) estavam associados a níveis mais elevados de distress. Estudantes dos anos clínicos (4º ao 6º) mostraram estar mais satisfeitos com o seu desempenho académico (p=0.05) e ter níveis de distress mais baixos (p=0.003).Discussão:Estes resultados podem ser explicados pelo facto de que a satisfação académica dos estudantes de medicina tem um papel de relevo para a sua saúde mental. Enquanto que os métodos de coping positivos estavam associados a níveis mais baixos de distress, métodos negativos associavam-se a níveis mais elevados de distress. Embora a jardinagem e o consumo de media também tenham mostrado associação a níveis de distress mais elevados, isto poderá dever-se ao facto de serem mais praticados em estudantes que já sofrem de níveis mais elevados de stress, uma vez que estas atividades são geralmente consideradas métodos de coping positivos em estudos prévios.Conclusão:Concluímos que a prática de arte, a leitura e o exercício físico em casa devem ser promovidos para ajudar a melhorar a saúde mental dos estudantes de medicina, e que deve ser dada mais atenção ao apoio dos estudantes em como enfrentar o seu desempenho académico e a evitar o burnout, incluindo mais experiências clinicas durante o curso.por
dc.description.abstractAbstract:Introduction:The COVID-19 pandemic is one of the greatest challenges the world has ever faced and completely changed the way people live on a global scale. It is important that we determine which types of coping activities had the best effect on people’s mental health during this period. Objective:The goal of our study was to determine what factors significantly affected the mental health of Coimbra University Faculty of Medicine (FMUC) students.Methods:A questionnaire about what activities students performed during the pandemic coupled with the Patient Health Questionnaire-4 (PHQ-4) scale was distributed between the 6 academic years and the collected data was then analyzed.Results:We found that academic satisfaction was associated to lower distress levels in students during the pandemic (p<0.001). The activities practicing art (p=0.003), reading (p=0.017) and indoor exercise (p=0.019) were associated to lower levels of distress, while binging habits (p=0.001), media consumption (p=0.004) and gardening (p=0.035) were associated to higher levels of distress. Furthermore, students in clinical years (4th to 6th) were overall more satisfied with their academic performance (p=0.05) and had lower distress levels (p=0.003).Discussion:These results could be explained by the fact that medical students are very concerned with their academic situation, making it one of the heaviest factors that affects their mental health. The activities that positively affected students’ mental health were all positive coping methods, while negative coping methods were associated to higher levels of distress. Meanwhile, while gardening and media consumption were also associated to higher distress levels, this could be due to the fact that they are more frequently practiced in students that already suffer from higher levels of stress since these activities are generally referenced as positive coping methods in existing studies. Conclusion:These findings lead us to conclude that practicing art, reading and indoor exercise should be promoted to help improve the mental health of medical students and that more attention should be given to helping students better manage their academic performance and avoid burnout, including introducing more clinical experiences throughout their course.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAdaptação Psicológicapor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectEstudantes de Medicinapor
dc.subjectQuestionário de Saúde do Pacientepor
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectCoping Strategieseng
dc.subjectCOVID-19eng
dc.subjectMental Healtheng
dc.subjectPatient Health Questionnaireeng
dc.subjectStudents, Medicaleng
dc.titleFacing COVID-19: Determining Which Activities Best Help To Cope With Isolation During The Pandemiceng
dc.title.alternativeEnfrentar A COVID-19: Determinar Quais Atividades Fornecem O Melhor Coping Com O Isolamento Durante A Pandemiapor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFMUC-
degois.publication.titleFacing COVID-19: Determining Which Activities Best Help To Cope With Isolation During The Pandemiceng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203067827-
thesis.degree.disciplineMedicina-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSiytangco-Johnson, Sean Michael Leung::0000-0001-7984-4772-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriSilva, Inês Rosendo de Carvalho e-
uc.degree.elementojuriSimões, José Augusto Rodrigues-
uc.degree.elementojuriSantiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares-
uc.contributor.advisorSantiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares::0000-0002-9343-2827-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese MIM-Sean Siytangco-Johnson.pdf572.97 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

59
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

43
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons