Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102507
Title: Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na Medicina Geral e Familiar
Other Titles: Communication, Language and Speech Disorders in General and Family Medicine
Authors: Azevedo, Catarina Isabel da Silva
Orientador: Silva, Inês Rosendo de Carvalho e
Keywords: Comunicação; Linguagem; Fala; Perturbações; Medicina Geral e Familiar; Communication; Language; Speech; Disorders; General and Family Medicine
Issue Date: 13-Jan-2022
Serial title, monograph or event: Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na Medicina Geral e Familiar
Place of publication or event: Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Abstract: Introdução: As perturbações da comunicação, linguagem e fala (PCLF) condicionam alterações no neurodesenvolvimento infantil. O desenvolvimento comunicativo deve ser avaliado desde cedo para detetar precocemente alterações. Nesta avaliação, o médico de família (MF) tem um papel preponderante pois acompanha longitudinalmente a criança ao longo da sua vida. Os objetivos deste trabalho foram caracterizar a satisfação do MF quanto aos seus conhecimentos e capacidades sobre PCLF e avaliar o impacto de uma formação nesta área. Métodos: Este foi um estudo de intervenção longitudinal, com avaliação antes e depois de uma formação, em amostra de conveniência de MF. O questionário realizado antes da formação caracterizou a opinião dos MF sobre as suas capacidades e avaliou conhecimentos sobre comunicação, linguagem e fala (CLF). Seguidamente lecionou-se uma formação baseada em casos clínicos. No questionário após a intervenção, efetuaram-se as mesmas questões teóricas do primeiro questionário, para estabelecer correspondência entre respostas e avaliar aprendizagens. A análise estatística descritiva realizou-se através do cálculo de médias, desvios padrão, frequência e percentagens. A evolução da proporção de respostas corretas avaliou-se pelo teste McNemar, considerando o nível de significância de 0,05. Resultados: Amostra de 68 MF, 100% do sexo feminino, 69.1% com ≤ 35 anos, 50% internas e 50% especialistas, 50% da ARS Centro. Inicialmente, a satisfação com os conhecimentos e capacidades em CLF teve uma média <3 (escala de 1 a 5), especialmente na formação universitária (M=1.88) e pós-universitária (M=2.07). O interesse pessoal em CLF foi classificado em 80.9% como bastante ou muito interesse. A autoperceção dos conhecimentos foi menor nos parâmetros da hiperatividade e comportamento. Após a intervenção, obteve-se melhoria estatisticamente significativa em 8 das 20 questões sobre conhecimentos. Discussão: A formação teve impacto positivo em 8 questões, 3 delas sobre gaguez, parecendo ser uma formação útil para MF. A dimensão da amostra era relativamente reduzida, ainda que representativa em termos de n, teve apenas elementos do sexo feminino, havendo ainda a considerar o viés de voluntarismo desta amostra muito motivada.Conclusão: As médicas encontravam-se pouco satisfeitas relativamente às suas capacidades e competências e houve melhoria significativa nos conhecimentos e consequentemente na satisfação dos MF, pelo que parece importante investir na formação nesta área.
Introduction: Communication, Language and Speech Disorders (CLSD) limit the changes on childhood neurodevelopment. Communication development must be early assessed to detect alterations. In this assessment, the family doctor (FM) has a preponderant role, as they follow the child longitudinally throughout their life. This work aimed to characterize FD satisfaction with their knowledge and skills on CLSD and to assess the impact of training in this area.Methods: This was a longitudinal intervention study, with assessment before and after a formation, in a convenient sample of FDs. The questionnaire carried out before the training characterized the opinion of the FM about their skills and assessed their knowledge about communication, language and speech (CLF). Then, a training based on clinical cases was taught. After the intervention, the FDs responded to the first questionnaire theoretical questions to establish correspondence between answers and evaluate learning. Descriptive statistical analysis was performed by calculating mean, standard deviation, frequency and percentages. The McNemar test was used to determine the evolution of proportion of right answers by considering the significance level of 0.05.Results: 68 FDs female sample, 69.1% aged ≤ 35 years, 50% resident and 50% specialty doctors, 50% from ARS Centre. CLS satisfaction rating of knowledge and skills obtained a mean <3 (scale 1 to 5), especially on university formation (M=1.88) and post-university (M=2.07). The personal interest on CLS was rated 80.9% as enough or very interesting. The self-perception of knowledge was lower in hyperactivity and behaviour parameters. After the intervention, 8 out of 20 questions were rated as having a statistical significant improvement about knowledge.Discussion: The formation impacted positively on 8 questions, 3 of them about stutter, which seemed to be a useful formation for the MF. The sample size was relatively small, although representative in terms of n, it had only female elements, and the volunteer bias of this highly motivated sample must also be taken into account.Conclusion: The doctors were not very satisfied with their abilities and skills and a significant improvement was found on knowledge and consequently on FDs satisfaction, so it seems important to invest in training in this field.
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/102507
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho Final Submeter.pdf4.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

105
checked on May 7, 2024

Download(s)

25
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons