Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102427
Title: Burnout nos Estudantes de Medicina e Medicina Dentária – Relação com o Estigma
Other Titles: Burnout in Medical and Dental Medicine Students – The Relationship with Stigma
Authors: Rodrigues, Rita Gonçalves
Orientador: Pereira, Ana Telma Fernandes
Cabaços, Carolina Sampaio Meda
Keywords: estigma; burnout; autocompaixão; estudante medicina; stigma; burnout; self-compassion; medical student
Issue Date: 19-May-2022
Serial title, monograph or event: Burnout nos Estudantes de Medicina e Medicina Dentária – Relação com o Estigma
Place of publication or event: FMUC
Abstract: Introdução: O Burnout é um síndrome psicológico relacionado com o trabalho, podendo surgir em qualquer fase do curso de medicina e/ou carreira. É facilmente percebido que a alta exigência académica, do trabalho clínico, dos métodos de avaliação e a própria personalidade de cada um podem ser gatilhos para a angústia e sofrimento relacionado com o curso. Estudos reportaram que os estudantes de Medicina e Medicina Dentária raramente procuram ajuda quando atravessam problemas de saúde mental, maioritariamente devido ao receio de estigmatização.Objetivos: Analisar o papel do estigma e perturbação psicológica no surgimento de burnout em estudantes do MIM e MIMD.Materiais e Métodos: Participaram neste estudo 549 estudantes portugueses, 81.1% do curso de Medicina e 18.9% de Medicina Dentária. Foram recrutados através das redes sociais e os participantes responderam às versões portuguesas da Escala de Burnout de Maslach para Estudantes, Escala de Discriminação e Desvalorização Percebida, Escala de Depressão, Ansiedade e Stresse, Escala de Autocompaixão de Neff e à Escala de Empatia do Estudo de Competências Sociais e Emocionais da OCDE. Resultados: O isolamento é a dimensão da autocompaixão que mais contribui para o estigma, explicando 6.3% da variância do estigma total e 7.3% do estigma pessoal. Já o stresse foi o preditor mais significativo do estigma social, com R2 = .036. Todas as dimensões do estigma favoreceram o burnout. Mais ainda, o EP e o ET contribuem para a diminuição da empatia, com p<.01 e p<.05, respetivamente - uma característica fundamental nos profissionais de saúde. Ajustando para o ET, práticas de autobondade, humanidade comum e mindfulness são fatores protetores de burnout, mas não são capazes de tornar o estigma insignificante. Contudo, verificámos uma anulação do efeito do EP no burnout, quando este foi associado a práticas de autobondade e mindfulness, com uma variância de 4.7% e 4.2%, respetivamente.Conclusão: O estigma tem um efeito nefasto na empatia dos futuros médicos e contribui para o seu burnout. Este estigma para com a saúde mental é potenciado pelo isolamento e stresse dos estudantes, mas é capaz de perder o seu efeito catalisador se associado a práticas de autobondade e mindfulness. Com base nos nossos resultados, apelamos à promoção de atividades de autocompaixão nas escolas médicas, à consciencialização da incidência de burnout nos seus alunos e a que trabalhem a empatia. Palavras-chave: estigma; burnout; autocompaixão; estudante medicina
Introduction: Burnout is a psychological syndrome that occurs at all stages of medical education and career. Certain personality characteristics and the demanding academic and clinical workload, curriculum, and assessment can trigger significant distress in medical school. In addition, studies have reported that medical students rarely seek help for their mental health issues, mainly due to fear of stigmatization (eg, of being perceived as weak or inadequate).Aims: To analyze the role of psychological distress and stigma in medical students' burnout.Methods: 549 Portuguese students participated, 81.1% medical students and 18.9% dentistry students. They responded to an online survey including validated Portuguese versions of: Depression Anxiety and Stress Scale, Link's Perceived Devaluation and Discrimination Scale, Maslach Burnout Inventory–Students Survey, Empathy Scale from Study on Social and Emotional Skills (SSES) from the OECD and Self -Neff's Compassion Scale.Results: Isolation is the dimension of self-compassion that most influences stigma, explaining 6.3% of its variance - total stigma and 7.3% - personal stigma. Stress was the strongest predictor of social stigma, with R2 = 0.036. Our study also found that all dimensions of stigma favor burnout. In addition, personal stigma and total stigma diminish empathy, a crucial characteristic of healthcare professionals. Self-kindness, common humanity, and mindfulness protect against burnout, but they only make the personal dimension of stigma insignificant.Conclusion: Our findings indicate that stigma plays an important role in medical students' empathy, decreasing it, contributing to burnout. Stigma increases with isolation and stress and decreases with kindness and mindfulness. We hope that medical institutions promote activities aimed at students' self-compassion and empathy.Keywords: stigma; burnout; medical student; self-compassion
Description: Trabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina
URI: https://hdl.handle.net/10316/102427
Rights: embargoedAccess
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