Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102352
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Inês Rosendo de Carvalho e-
dc.contributor.authorRoxo, Maria Eduarda Gaspar Pires-
dc.date.accessioned2022-09-29T22:02:15Z-
dc.date.available2022-09-29T22:02:15Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.date.submitted2022-09-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102352-
dc.descriptionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractIntrodução: Diversos estudos demonstraram que os níveis de stress têm aumentado significativamente, em particular na população jovem. Assim, dado o impacto negativo do mesmo e a escassez de evidência científica da intervenção do autoconhecimento na gestão e prevenção do stress, o presente estudo procurou avaliar a relação existente entre stress, autoconhecimento e autocompaixão num grupo de jovens recrutados para um estudo controlado. Adicionalmente, procedeu-se a uma validação inicial com tradução para português de Portugal de duas medidas de autoconhecimento.Métodos: Num estudo piloto de um estudo longitudinal de intervenção controlado, aplicámos a uma amostra de 18 jovens, antes da realização de um curso de autoconhecimento, um questionário online com 5 escalas – Autorreflexão e Insight (SRIS), Compaixão e Autocompaixão (SELFCS), Autoconsciência (SAOQ), Stress percecionado (PSS), Ruminação e Reflexão (RRQ). O grupo de intervenção, constituído por 9 participantes voluntários, realizará um curso de autoconhecimento com base no Eneagrama de Personalidades. O grupo controlo (9 pessoas) foi conseguido com emparelhamento de variáveis sociodemográficas com o grupo de intervenção. Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial através dos testes de U de Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Resultados: Verificámos que a amostra recolhida se trata de uma amostra homogénea entre o grupo controlo e de intervenção, para todas as escalas e subescalas analisadas. Demonstrou-se uma relação significativa entre as variáveis stress e autoconhecimento, sendo esta relação mais forte com as dimensões Ruminação (p<0,001), Autorreflexão (p<0,01) e Insight (p<0,001) e menos com a Autoconsciência (p=0,01). O Autoconhecimento também teve associação significativa com a Compaixão (p=0,009) e Autocompaixão (p=0,001). A comparação dos scores SRIS, SAOQ e RRQ para a validação das duas primeiras, demonstrou que a escala SRIS tem maior correlação com a RRQ e, por sua vez, a SAOQ não apresentou relações estatisticamente significativas com estas. Discussão: A amostra recolhida é homogénea e, por isso, parece adequada ao estudo de intervenção planeado para avaliar o impacto do autoconhecimento na gestão e prevenção do stress. Apesar das limitações da nossa amostra, como o número reduzido de elementos, o autoconhecimento mostrou ter impacto no stress, bem como na autocompaixão, algo expectável considerando a sua já conhecida capacidade de auxiliar a perspetivar e gerir os fatores que o influenciam. Conclusão: Os resultados obtidos com o presente estudo permitem concluir que o autoconhecimento apresenta uma relação bastante significativa com o stress e a autocompaixão. A amostra recolhida é ideal para a continuação do estudo. A continuação da validação para português de Portugal dos instrumentos de medida do autoconhecimento SRIS e SAOQ pode ser uma mais-valia para estudos futuros.por
dc.description.abstractIntroduction: Several studies revealed the stress levels have increased importantly, particularly in the young population. Thus, given its negative impact and the paucity of scientific evidence of the intervention of self-awareness in stress management and prevention, the present study sought to evaluate the relationship between stress, self-awareness, and self-compassion in a group of young people. Additionally, an initial validation of two measures of self-awareness was performed in Portuguese from Portugal, with the objective of increasing the number of existing measures and encompassing a wider spectrum of effects. Methods: In a pilot study of a longitudinal controlled intervention study, we applied to a sample of 18 young people, before the VPQ course, an online questionnaire with 5 scales - self-reflection and insight (SRIS), compassion and self-compassion (SELFCS), self-awareness (SAOQ), perceived stress (PSS), rumination and reflection (RRQ). The intervention group, consisting of 9 volunteer participants, will take a self-awareness course based on the Enneagram of Personalities. The control group (9 people) was achieved by pairing sociodemographic variables with the intervention group. The data obtained were submitted to descriptive and inferential statistical analysis through the Mann-Whitney U test and Spearman Correlation test. Results: We found that the sample was homogeneous, with a p-value greater than 0.05 for all scales and subscales analysed. A significant relationship was demonstrated between the variables stress and self-awareness, this relationship being stronger with the dimensions rumination, self-reflection, and insight and less with self-awareness. Self-awareness also scored significant relationships with compassion and self-compassion. Comparison of the SRIS, SAOQ, and RRQ scores for the validation of the first two, demonstrated that the SRIS scale has greater correlation with the RRQ and, in turn, the SAOQ showed no statistically significant relationships. Discussion: The sample collected is homogeneous and, therefore, allows for intervention studies to assess the impact of self-awareness on stress management and prevention. Despite the limitations of our sample, self-awareness was shown to have an impact on stress, as well as on self-compassion, something expected considering its already known ability to help perspective and manage the factors that influence it. Conclusion: The results obtained from the present study lead to the conclusion that self-awareness has a very significant relationship with stress and self-compassion. The sample collected is ideal for further study. Further validation of the self-awareness measurement instruments SRIS and SAOQ into Portuguese from Portugal may be an asset for future studies.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectautoconhecimentopor
dc.subjectstresspor
dc.subjectautocompaixãopor
dc.subjectvalidaçãopor
dc.subjectself-knowledgeeng
dc.subjectstresseng
dc.subjectself-compassioneng
dc.subjectvalidationeng
dc.titleStress nos jovens e a sua relação com autoconhecimento e autocompaixão – estudo piloto de ensaio clínicopor
dc.title.alternativeStress in youth and its relationship with self-awareness and self-compassion – pilot study of a clinical trialeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Medicina da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleStress nos jovens e a sua relação com autoconhecimento e autocompaixão – estudo piloto de ensaio clínicopor
dc.date.embargoEndDate2024-06-12-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2024-06-12*
dc.identifier.tid203066898-
thesis.degree.disciplineMedicina-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRoxo, Maria Eduarda Gaspar Pires::0000-0001-8093-111X-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriSantiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares-
uc.degree.elementojuriSilva, Inês Rosendo de Carvalho e-
uc.degree.elementojuriSimões, José Augusto Rodrigues-
uc.contributor.advisorSilva, Inês Rosendo de Carvalho e::0000-0001-8838-6021-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TrabalhoFinal MIM - MariaEduardaRoxo.pdf539.32 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

154
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

12
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons