Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102351
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dc.contributor.advisorMarques, Alexandre Rebelo-
dc.contributor.advisorRibeiro, Carlos Alberto Fontes-
dc.contributor.authorMartins, David Emanuel Silva-
dc.date.accessioned2022-09-29T22:02:14Z-
dc.date.available2022-09-29T22:02:14Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.date.submitted2022-09-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102351-
dc.descriptionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractOs desportos eletrónicos dizem respeito a competições organizadas de videojogos, que podem ser realizadas individualmente ou no contexto de uma equipa, num leque variado de dispositivos tecnológicos. Representa um desporto que apresenta um crescimento exponencial, quer em termos recreativos quer no seu nível profissional, e que se reflete no aparecimento de inúmeros atletas, clubes, treinadores, media especializados, várias comunidades de entusiastas e várias competições a nível nacional e internacional. A competição é algo inato ao ser humano e é exaustiva a procura de condições que potenciem a performance dos atletas, e ainda mais especificamente, numa modalidade desportiva que engloba uma componente física e psicológica tão importantes. Tal como nas modalidades desportivas tradicionais, estes atletas estão sujeitos ao aparecimento de algumas lesões de origem músculo-esquelética, nomeadamente tendinopatias do membro superior, mas também de algumas comorbilidades relacionadas com o estilo de vida. Assim sendo, realizou-se uma revisão narrativa da literatura científica, no intuito de estudar as principais condicionantes que, em alta competição, permitem obter o melhor desempenho possível, estratégias de prevenção de lesões e otimização da performance, dando por fim destaque à promoção de saúde para estes atletas. Para a realização da mesma foram selecionados artigos de revisão narrativa, revisão sistemática, meta-análises, casos clínicos e artigos originais, que foram obtidos por uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, Cohcrane Library e Embase. Num desporto em contínuo crescimento e evolução, e numa área ainda muito pouco explorada, é importante que exista uma base científica importante e sólida para que, nomeadamente em Medicina Desportiva, seja possível responder às questões dos respetivos atletas profissionais.por
dc.description.abstractE-Sports refer to organized video game competitions, which can be held individually or in the context of a team, on a wide range of technological devices. It represents a sport that is growing exponentially, both recreationally and professionally, which is reflected in the emergence of numerous athletes, clubs, coaches, specialized media, several communities of enthusiasts, and various competitions at national and international level. Competition is something innate to the human being, and the search for conditions that enhance the performance of athletes is exhaustive, and even more specifically in a sport that includes such an important physical and psychological component. As in traditional sports, these athletes are subject to some musculoskeletal injuries, such as upper limb tendinopathies, but also to some lifestyle-related comorbidities. Therefore, a narrative review of the literature was carried with the objective of analyzing the main competences that, in high competition, allow obtaining the best possible performance, injury prevention strategies, performance optimization strategies and emphasizing the role of health promotion for these athletes. For this study, articles of narrative review, systematic review, meta-analysis, clinical cases and original articles were selected from a search in the Pubmed, Cohcrane Library and Embase databases. In a sport in continuous growth and evolution, and in an area that needs to be explored more, it is important to have an important and solid scientific basis so that, especially in Sports Medicine, it is possible to answer the questions of the respective professional athletes.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectDesportos eletrónicospor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectAtividade Físicapor
dc.subjectE-Sportseng
dc.subjectPerformanceeng
dc.subjectPreventioneng
dc.subjectHealtheng
dc.subjectPhysical Activityeng
dc.titleE-Sports: O novo mundo virtual do desporto de alta competiçãopor
dc.title.alternativeE-Sports: The new virtual world of top-level sportseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Medicina da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleE-Sports: O novo mundo virtual do desporto de alta competiçãopor
dc.date.embargoEndDate2022-12-11-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-12-11*
dc.identifier.tid203065875-
thesis.degree.disciplineMedicina-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMartins, David Emanuel Silva::0000-0002-4909-3389-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo180-
uc.degree.presidentejuriPereira, Frederico Guilherme Sousa Costa-
uc.degree.elementojuriMarques, Alexandre Rebelo-
uc.degree.elementojuriVerissimo, Manuel Teixeira Marques-
uc.contributor.advisorMarques, Alexandre Rebelo::0000-0001-7739-8887-
uc.contributor.advisorRibeiro, Carlos Alberto Fontes-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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