Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1022
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Leandro da Silva-
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Cristina Ferreira de-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:49:08Z-
dc.date.available2008-12-04T14:49:08Z-
dc.date.issued2004-10-08en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/1022-
dc.descriptionTese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Pedagógica) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra-
dc.description.abstractNeste estudo procurámos harmonizar a constatação do tipo de comportamentos de ocorrência inevitável no dia-a-dia, de resolução de problemas, com o seu tratamento organizado e sistemático. Uma vez compreendido o processo e viabilizado o seu acesso, cremos poder planear intervenções educativas de treino de estratégias e aquisição de competências, e assim concorrer para a excelência dos desempenhos de resolução e melhoria da auto-percepção de eficácia. A capacidade de resolver problemas legitima o alcance de estados de maior satisfação e um desenvolvimento saudável, autenticando a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e das colectividades. A tese que defendemos é que há formas alternativas e complementares às tradicionais de conhecer as pessoas nas suas (im)possibilidades cognitivas, com repercussões no nível de realização, por exemplo, escolar. O estudo remete para a documentação da alternativa ou metáfora da cognição conceptualizada como resolução de problemas (RP). São objectivos coadjuvantes: contextualizar o estudo da resolução de problemas na psicologia cognitiva; conceptualizar RP em função da análise crítica das perspectivas maiores do estudo da inteligência; esclarecer a RP nos seus elementos de definição, nos mecanismos de complexificação cognitiva e na relação com outros processos psicológicos; conhecer as extensões práticas da RP, em termos de modelos prescritivos para resolver problemas, métodos de estudo dos processos e técnicas auxiliares para a sua operacionalização, avaliação da capacidade de resolver problemas e estratégias de promoção por procedimentos de intervenção. São, ainda, apresentados um instrumento e uma metodologia construídos para avaliar a resolução de problemas e validada a metodologia junto de estudantes do Ensino Secundário. São identificados processos implicados na resolução de problemas e apreciadas qualidades de desempenho em termos de resolução de problemas e de outras aptidões cognitivas e características pessoais.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectPsicologia pedagógicaen_US
dc.subjectQuestionário de Opiniões e das Percepções da Resolução dos Problemas-
dc.subjectProva de Avaliação de Competências de Resolução de Problemas-
dc.subjectInventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem-
dc.subjectQuestionário de Autoconceito Académico-
dc.subjectTeste das Figuras Escondidas-
dc.subjectBateria de Provas de Raciocínio-
dc.titleCognição como resolução de problemas : novos horizontes para a investigação e intervenção em psicologia e educaçãoen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.grantfulltextnone-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextSem Texto completo-
crisitem.author.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.author.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.author.orcid0000-0003-4181-2868-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 1

2,614
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.