Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/102186
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dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.advisorParente, Ana Catarina Louro-
dc.contributor.authorAlves, Marisa Pereira-
dc.date.accessioned2022-09-26T22:01:54Z-
dc.date.available2022-09-26T22:01:54Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.date.submitted2022-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/102186-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologiapt
dc.description.abstractUnlike the other arts, illustration is not defined by the material on which it is reproduced, it is driven by purpose - the intention to communicate ideas and information. The potential of an illustration depends not only on the illustrator or the quality of the illustration, but also on the literacy and culture of the recipient/reader of the illustration (Doyle et al., 2019, 104).Visually representing a narrative or information often involves the use of characters, in order to portray behaviour and actions. It is in this context that this dissertation arises, in which a two-dimensional character vocabulary was developed, which represents a certain set of movements and emotions, through sequential illustrations. In order to develop a character, it is fundamental to explore several aspects relevant to this theme, such as: the application of illustrated characters in different cultural approaches and for different purposes; character design; how to create a character that best represents the message to be conveyed; some essential principles in character animation; and different illustration processes.It is in this midst of complexity and important aspects that we have tried to develop a universal and simple human character vocabulary. This vocabulary can be used by people trained in different areas, in order to test a project or product more quickly. It is thus possible to build 2D animated or static, interactive or non-interactive narratives.............................................pt
dc.description.abstractAo contrário das outras artes, a ilustração não é definida pelo material em que esta é reproduzida, é impulsionada por propósito — a intenção de comunicar ideias e informações. O potencial de uma ilustração depende não apenas do ilustrador nem da qualidade da ilustração, mas também da literacia e cultura do receptor/ leitor da mesma (Doyle et al., 2019, 104).Representar visualmente uma narrativa ou informação implica muitas das vezes a utilização de personagens, com o intuito de retratar comportamentos e ações. É neste contexto que surge esta dissertação, em que se desenvolveu um vocabulário de personagens bidimensionais, que representa um determinado conjunto de movimentos e emoções, através de ilustrações sequenciais. No sentido de desenvolver uma personagem, é fundamental explorar vários aspetos relevantes para este tema, tais como: a aplicação das personagens ilustradas em diversas abordagens culturais e em diferentes fins; o design de personagens; como criar uma personagem que represente da melhor maneira a mensagem a transmitir; alguns princípios essenciais na animação de uma personagem; e diferentes processos de ilustração.É neste meio de complexidade e de aspetos importantes que se procurou desenvolver um vocabulário de personagens humanas, universal e simples. Este vocabulário pode ser utilizado por pessoas formadas em diversas áreas, com o intuito de testar um projeto ou produto de forma mais rápida. É possível, assim, construir narrativas 2D animadas ou estáticas, interativas ou não interativas.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectDesign de Personagenspt
dc.subjectIlustraçãopt
dc.subjectPrototipagem Rápidapt
dc.subjectCharacter Designpt
dc.subjectIllustrationpt
dc.subjectRapid Prototypingpt
dc.titlePersonagens Dinâmicas - Representação, Movimento e Emoçãopt
dc.title.alternativeDynamic Characters - Representation, Movement and Emotionpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationDEI-FCTUCpt
degois.publication.titlePersonagens Dinâmicas - Representação, Movimento e Emoçãopor
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2022-09-14*
dc.identifier.tid203062515pt
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédiapt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlves, Marisa Pereira::0000-0003-0568-4117-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.degree.presidentejuriBicker, João Manuel Frade Belo-
uc.degree.elementojuriRoque, Licínio Gomes-
uc.degree.elementojuriHardman, Paul David-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1911-2788-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
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