Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/102179
Title: DASHBOARD EM POWER BI PARA APOIO NA GESTÃO DE ARMAZÉNS
Other Titles: DASHBOARD IN POWER BI TO SUPPORT WAREHOUSE MANAGEMENT
Authors: Silva, Madalena Maria Roque dos Santos
Orientador: Fonseca, Hugo Duarte da
Furtado, Pedro Nuno San-Bento
Keywords: Power BI; Eye Peak; ERP Primavera; Dashboard; Armazém; Power BI; Eye Peak; ERP Primavera; Dashboard; Warehouse
Issue Date: 12-Jul-2022
Serial title, monograph or event: DASHBOARD EM POWER BI PARA APOIO NA GESTÃO DE ARMAZÉNS
Place of publication or event: MAEIL, Information Systems Engineering
Abstract: A evolução das exigências do mercado tem obrigado a um aumento de procura de informação e conhecimento por parte das empresas. Esta procura tem como propósito: a implementação de estratégias de sucesso, a satisfação de clientes, a melhoria contínua de processos, a inovação de produtos e a medição do desempenho organizacional. Ainda é prática corrente em muitas empresas, a recolha manual de dados existentes em sistemas operacionais e a sua passagem para folhas excel ou outros sistemas, com vista a criar relatórios e documentação analítica que lhes permita obter a informação necessária à boa gestão do seu negócio. Este é um processo repetitivo, demorado e que em geral não aproveita o potencial dos dados existentes. Neste contexto, pretende-se com este projeto apoiar os clientes da empresa MAEIL na gestão Logística de Armazéns, através do desenvolvimento de um dashboard. Esta ferramenta de análise foi desenvolvida em Power BI, tendo por base dados operacionais associados ao WMS Eye Peak e ao módulo da faturação do ERP Primavera (produtos do Portfolio Primavera) já utilizados diariamente por clientes da empresa MAEIL. Faz parte dos objetivos deste trabalho transformar estes dados em indicadores chave de desempenho para que qualquer gestor de armazém possa analisar, de uma forma rápida, o seu negócio. Nas etapas iniciais do projeto estes indicadores foram definidos através de um estudo do mercado e do feedback de clientes da empresa MAEIL (profissionais da área de negócio) e, posteriormente, foi efetuada uma validação e atribuição de prioridades aos indicadores, consultando onze empresas da área. Com base nos resultados, foi então implementada a ferramenta de gestão que possibilita ao gestor, não só obter uma visão geral do estado diário do armazém e do negócio, detetando possíveis vulnerabilidades, mas também agir com base em decisões informadas. Esta solução foi apresentada a clientes da empresa MAEIL, tendo sido reconhecida e classificada como uma boa ferramenta de análise. De acordo com os clientes, este dashboard vem possibilitar a recolha de novos indicadores, que de outra forma as empresas não teriam acesso, bem como acelerar a obtenção de indicadores que as empresas já utilizam para a gestão. Com este projeto, foi possível utilizar dados já existentes nas empresas e transformá-los em informação relevante e útil para a tomada de decisão. Espera-se que tal venha a permitir às mesmas uma maior competitividade e flexibilidade, fatores de sucesso importantes na economia atual.
The evolution of market demands has forced an increase in companies’ search for information and knowledge. This search focuses on the implementation of successful strategies, customer satisfaction, continuous process improvement, product innovation, and the measurement of organizational performance. It is still common practice in many companies to manually collect existing data from operational systems and transfer it to excel sheets or other systems. The transferred data is then used to create analytical reports and documentation that allows the companies to obtain the necessary information for better managing their business. This is a repetitive and time-consuming process that generally does not take advantage of the full potential of existing data. In this context, this project aims to support the customers of the company MAEIL in the management of Warehouse Logistics, through the development of a dashboard. This analysis tool was developed in Power BI, based on operational data associated with WMS Eye Peak and the financial module of ERP Primavera (products from the Primavera Portfolio) already used daily by customers of the company MAEIL. The goal of this work is to transform this data into key performance indicators so that any warehouse manager can quickly analyze their business. In the initial stages of the project, these indicators were defined through a market study and feedback from customers of the MAEIL company (business professionals) and, later, validated and prioritized, consulting eleven companies in the area. Based on the results, the management tool was then implemented, allowing the manager not only to obtain an overview of the warehouse and business, exposing possible vulnerabilities, but also to act based on informed decisions. This solution was presented to customers of the company MAEIL and has been recognizedand classified as a good analysis tool. According to the customers, this dashboard enables the collection of new indicators, which companies would not otherwise have access to, and also speeds up the collection of indicators that the companies already use for management. With this project, it was possible to use existing data in companies and transform it into relevant and useful information for decision-making. One hopes this will allow them to be more competitive and flexible, which are important success factors in today’s economy.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/102179
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Tese_ComCapa.pdf22.27 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

297
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

22
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons