Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101809
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCatarino, Lídia Maria Gil-
dc.contributor.authorGil, Francisco Paulo de Sá Campos-
dc.date.accessioned2022-09-15T09:06:47Z-
dc.date.available2022-09-15T09:06:47Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2183-7139pt
dc.identifier.issn0870-4112pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101809-
dc.description.abstractO estudo científico de uma obra de arte pode ajudar a esclarecer muitos aspectos do seu percurso, desde a sua execução até à actualidade. Uma caracterização detalhada dos materiais aplicados ajuda os historiadores de arte e os peritos em obras de arte a complementar os dados estilísticos e documentais, permitindo estimar uma datação, uma autoria e eventuais alterações que tenha sofrido ao longo do tempo, assim como a identificação de falsificações. A descrição das abordagens comuns neste tipo de investigação é feita em função dos suportes das obras (pedra, madeira, metal, vidro, cerâmica, osso ou marfim, tecidos e documentos gráficos) e em função da sua decoração (distribuída por eventuais camadas de preparação, pintura e protecção). Apresentam- se as vantagens e desvantagens de cada técnica aplicada caso a caso.pt
dc.description.abstractThe scientific study of an artwork can help clarify many aspects of its history, from its execution to the present time. A detailed characterization of the materials used helps art historians and art experts complement stylistic and documentary data, allowing them to estimate a date, an authorship and any changes the artwork may have undergone over time, as well as to identify forgeries. The description of the common approaches in this type of research focuses on the artworks’ medium (stone, wood, metal, glass, pottery, bone or ivory, fabric, and graphic documents) and their decoration (distributed by potential layers of preparation, painting, and protection). The advantages and disadvantages of each technique are presented on a case-by-case basis.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectArtept
dc.subjectFalsificaçãopt
dc.subjectTécnicas científicaspt
dc.subjectCaracterizaçãopt
dc.subjectIdentificaçãopt
dc.subjectForgerypt
dc.subjectScientific techniquespt
dc.subjectCharacterizationpt
dc.subjectIdentificationpt
dc.titleAlguns contributos das ciências para a investigação de obras de artept
dc.title.alternativeSome contributions from the sciences to the investigation of artworkspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage71pt
degois.publication.lastPage103pt
degois.publication.issue5pt
degois.publication.titleBiblospt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.14195/0870-4112_3-5_4pt
dc.date.embargo2019-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.researchunitCGEO - Geosciences Center-
crisitem.author.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-1476-7486-
crisitem.author.orcid0000-0001-7546-0288-
Appears in Collections:FCTUC Física - Artigos em Revistas Internacionais
I&D CGUC - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons