Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101742
Title: Tecnologias e competências digitais na educação portuguesa: história da sua integração nas práticas pedagógicas desde o início do século XX
Authors: Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Moreira, José António Marques
Keywords: História da Educação; Tecnologias educativas; Portugal; Competências Digitais Docentes; Formação de Professores; History of Education; Educational Technologies; Portugal; Teachers' Digital Competences; Teachers' Training
Issue Date: 14-Jun-2022
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A tecnologia aplicada em contexto educativo não é uma realidade recente e deve ser equacionada a partir de experiências passadas, para que a compreensão da mesma não permaneça refém da episódica novidade tecnológica. Com a introdução da Tecnologia Digital (TD) nos estabelecimentos de ensino, novas realidades foram sendo construídas e diferentes desafios têm vindo a ser colocados no que diz respeito ao desenvolvimento de ambientes de ensino e de aprendizagem enriquecidos com o digital. Nesse sentido, a aprendizagem em rede e as potencialidades das tecnologias digitais trouxeram novos e estimulantes desafios para toda a comunidade escolar. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber novos cenários de aprendizagem com recurso às tecnologias digitais, às redes sociais e aos ambientes virtuais, sendo fundamental que os professores adquiram competências digitais que lhes permitam a utilização dessas tecnologias de forma eficaz. Porém, considera-se também relevante compreender as formas de disseminação ou de eventual dificuldade dessa mesma disseminação, numa visão coetânea do uso e da apropriação da Tecnologia pela Educação e a forma como a evolução da Tecnologia veio influenciar profundamente as técnicas de ensino aprendizagem. Este estudo, desenvolvido entre 2019 e 2021, tem, pois, como objetivo analisar o contexto evolutivo da introdução da tecnologia nas escolas portuguesas, desde o início do século XX até à atualidade, e identificar as competências digitais dos docentes portugueses dos diferentes níveis de ensino. A análise realizada, de cariz qualitativo e quantitativo, permite concluir que as tecnologias tiveram uma lenta difusão na escola portuguesa, fruto da escassez de recursos e de um investimento residual na formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens. Apesar de se observar, nos anos mais recentes, ainda algum conservadorismo na utilização da tecnologia, muito centrada no seu uso instrumental, têm-se concretizado mais práticas com intencionalidade pedagógica e mais focadas na participação ativa dos estudantes, constatando-se também a importância crescente da formação docente neste domínio das tecnologias digitais, com o objetivo de tornar os professores mais competentes e fluentes no uso pedagógico do digital. Para além disso, o estudo focou-se na percepção dos professores das suas competências digitais em três dimensões: as competências profissionais e pedagógicas dos professores e as competências dos alunos, a partir do referencial DigCompEdu e do questionário de autoavaliação de competências digitais construído a partir desse mesmo referencial – DigCompEdu CheckIn. A análise das respostas obtidas neste questionário (coletadas a partir da participação de 434 docentes do Ensino Básico e Secundário e 118 do Ensino Superior) demonstrou que os professores necessitam de aumentar os seus níveis de proficiência digital através de formação específica, uma vez que apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado - nível B1 -Integradores- sendo as áreas 4 – Avaliação – e 6 – Capacitação digital dos estudantes, as que apresentam maiores fragilidades.
Technology applied in the educational context is not a recent reality and should be considered from past experiences, so that the understanding of it does not remain hostage to the episodic technological novelty. With the introduction of Digital Technology (DT) in schools, new realities have been built and different challenges have been posed regarding the development of teaching and learning environments enriched with the digital. In this sense, networked learning and the potential of digital technologies have brought new and stimulating challenges for the whole school community. One of the main challenges relates to the need to design new learning scenarios using digital technologies, social networks and virtual environments, being fundamental that teachers acquire digital skills that allow them to use these technologies effectively. However, it is also relevant to understand the forms of dissemination or the eventual difficulty of this dissemination, in a contemporary vision of the use and appropriation of Technology by Education and the way in which the evolution of Technology has deeply influenced the techniques of teaching and learning. This study aims to analyse the evolutionary context of the introduction of technology in Portuguese schools, from the beginning of the 20th century to the present day, and to identify the digital skills of Portuguese teachers at different educational levels. The analysis, qualitative and quantitative in nature, allowed us to conclude that technologies had a slow diffusion in Portuguese schools, because of the scarcity of resources and residual investment in teacher training, giving the use of technology in school a more irregular and playful character rather than truly integrated in pedagogical practices to promote the quality of learning. Although in recent years there has been still some conservatism in the use of technology, very focused on its instrumental use, there have been more practices with pedagogical intent and more focused on the active participation of students, also noting the growing importance of teacher training in this field of digital technologies, with the aim of making teachers more competent and fluent in the pedagogical use of digital. Furthermore, the study focused on the teachers' perception of their digital competencies in three dimensions: the teachers' professional and pedagogical competencies and the students' competencies from the DigCompEdu framework and the self-assessment questionnaire of digital competencies built from the same framework - DigCompEdu CheckIn. The analysis of the answers obtained in this questionnaire (collected from the participation of 434 teachers of Basic and Secondary Education and 118 of Higher Education) showed that teachers need to increase their levels of digital proficiency through specific training, since they present, globally, a moderate level of digital proficiency - level B1 -Integrators- being the areas 4 - Evaluation - and 6 - Digital empowerment of students, the ones that present the greatest weaknesses.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade de Organização do Ensino, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101742
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FPCEUC - Teses de Doutoramento

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