Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101650
Title: Tecnologias digitais na aprendizagem de português língua não materna: a perspetiva de aprendentes e professores em contextos diversificados de aprendizagem
Authors: Vieira, Maria Celeste
Orientador: Matos, Armanda
Martins, Cristina
Keywords: Português Língua Não Materna; Literacia Digital e Mediática; Tecnologias Digitais; Educação de Adultos; Professores; Portuguese as a Non-native Language; Digital Technologies; Adult Education; Teachers; Digital and Media Literacy
Issue Date: 6-Jun-2022
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: É hoje indiscutível a presença das Tecnologias Digitais (TD) no dia a dia das sociedades atuais e é manifesto o seu impacto no terreno educativo. Particularmente no âmbito da aprendizagem de línguas não maternas, são bastante diversificados os formatos de conteúdos, recursos e ferramentas linguísticas disponíveis. Com efeito, assistimos à emergência de aprendizagens concretizadas em diferentes contextos, cruzando-se, cada vez mais, o formal, o não formal e o informal, numa simbiose possível em virtude dos avanços tecnológicos. A presente tese de Doutoramento em Ciências da Educação teve como preocupação central estudar de que modo os adultos, de diferentes níveis de proficiência da língua, se relacionam com as TD para aprender Português Língua Não Materna (PLNM). O enfoque recaiu nos professores e nos aprendentes, com especial ênfase nas estratégias mobilizadas pelos últimos para, por um lado, usar e aceder às TD e para, por outro, selecionar e avaliar o conteúdo que delas extraem para construir ativamente o conhecimento. Os objetivos de investigação foram: efetuar uma caracterização dos tipos de TD disponíveis para a aprendizagem de PLNM de adultos; relacionar variáveis de caracterização dos participantes com as estratégias de uso das TD na aprendizagem e no ensino de PLNM; conhecer como são usadas TD pelos aprendentes de PLNM; averiguar em que medida o uso de TD pelos aprendentes de PLNM é orientado por preocupações em relação à credibilidade; identificar que estratégias são mobilizadas para a construção crítica do conhecimento no contexto de PLNM; conhecer a perspetiva dos professores relativamente à variedade de recursos disponíveis para a aprendizagem de PLNM, bem como a sua opinião face às práticas de utilização dos aprendentes; averiguar se os professores de PLNM são também utilizadores e/ou produtores das TD e se incentivam o seu uso adequado. Uma vez que se pretendia descrever, compreender e atribuir significados, dando ênfase ao processo e não simplesmente aos resultados (Bogdan & Biklen, 1994), recorreu-se a uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, inserida no paradigma interpretativo. Os participantes, aprendentes e professores de cursos de línguas da Universidade de Coimbra, são os atores que interagem no contexto da aprendizagem de PLNM. Importa salientar que esta instituição tem captado, nas últimas décadas, um vasto número de estudantes estrangeiros e que a Faculdade de Letras tem disponibilizado uma oferta formativa específica para responder às suas necessidades. Os participantes recrutados eram alunos de cursos de línguas do ano letivo 2019/2020, de vários níveis de proficiência, num total de 25. Quanto aos professores, num total de 10, estes correspondem a docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra a lecionar cursos de PLNM no mesmo ano letivo. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, tendo sido criados instrumentos para o efeito: um guião de entrevista para aprendentes e outro para professores. Foi, ainda, efetuada uma análise documental com vista à caracterização do tipo de TD disponíveis para a aprendizagem de PLNM de adultos, retroalimentada, progressivamente, pelos dados recolhidos junto dos participantes envolvidos. Relativamente ao tratamento dos dados das entrevistas, o mesmo foi concretizado através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados desta investigação revelaram que os informantes opinam favoravelmente em relação ao papel das TD no ensino de PLNM, tendo sido referidas vantagens associadas ao seu uso em diferentes contextos. Os aprendentes são utilizadores frequentes das TD, sobretudo a partir dos seus dispositivos móveis, tendo sido manifestada confiança no uso destes meios tecnológicos, acompanhada de estratégias de confirmação dos resultados obtidos. Quanto aos professores, os resultados demonstraram que este grupo de informantes é menos conhecedor da vasta oferta de TD para línguas não maternas do que os aprendentes. Este estudo aborda os cuidados revelados pelos professores na seleção e utilização de TD, nomeadamente ao nível da avaliação da sua fiabilidade, aspeto a considerar na análise das suas competências de literacia digital e mediática e menos evidente no que diz respeito aos aprendentes. Por fim, este trabalho permitiu compreender de que modo as potencialidades das TD podem ser mais bem aproveitadas e as necessidades de informação e de formação no que se refere a uma utilização adequada dos meios tecnológicos. Com base na triangulação de dados, foram concebidos dois produtos finais: (i) uma proposta de portal de TD para a aprendizagem de PLNM; (ii) um plano de formação destinado a professores para uso pedagógico das TD nas aulas de PLNM.
Nowadays, the presence of Digital Technologies (DT) in daily life of societies is unquestionable and their impact on Education is manifest. In particular, for learning non-native languages the linguistic tools available are today quite diversified. Indeed, we witness the emergence of learning taking place in different contexts, increasingly crossing the formal, non-formal and informal, in a symbiosis possible due to technological advances. The main concern of this PhD thesis in Educational Sciences was to study how adults, at different levels of language proficiency, relate to DT in order to learn Portuguese as a Non-Native Language (PNNL). The focus was on teachers and learners, with special emphasis on the strategies mobilized by the latter for using and accessing DT, on the one hand, and for selecting and evaluating the content, on the other, as to then build knowledge. The research objectives were: to characterize the types of DT available for adult PNNL learning; to relate variables concerning the characterization of the participants with their strategies for using DT in PNNL learning and teaching; to ascertain how DT are used by PNNL learners; to find out to what extent the use of DT by PNNL learners is driven by concerns about credibility; to identify which strategies are mobilized for the critical construction of knowledge in the context of PNNL; to understand the teachers' perspective regarding the variety of resources available for learning PNNL, as their opinion about learners' practices in using them; to find out if PNNL teachers are also users or producers of DTs and if they encourage their students to use them adequately. Since the intention of this research was to describe, understand and attribute meanings, emphasizing the process and not simply the results (Bogdan & Biklen, 1994), we decided to use a qualitative methodological approach, in the context of the interpretive paradigm. The participants, learners and teachers of language courses at the University of Coimbra, were actors who interact in the context of PNNL learning. It is important to point out that this institution has, in recent years, attracted a large number of foreign students and that the Faculty of Arts and Hummanities has provided a specific training offer to meet their needs. The recruited learners were students from language courses in the academic year 2019/2020, of various levels of proficiency, in a total of 25. On other hand, the teachers, in a total of 10, were delivering PNNL courses the Faculty of Arts of the University of Coimbra in the same academic year. Data collection was carried out through semi-structured interviews, and instruments were created to this effect: an interview guide for learners and another one for teachers. A documentary analysis was also conducted to characterizing the type of DT available for adults PNNL learning, progressively fed back by the data collected from the participants involved. The data from the interviews was processed using the content analysis technique. The results of this research revealed that the participants have a favorable opinion regarding the role of DT in the learning of PNNL, with advantages associated with their use in different contexts. Learners are frequent users of DT, especially from their mobile devices, and they have expressed confidence in the use of these technological means, which is accompanied by strategies to confirm results. For teachers, the results showed that this group of informants is less aware of the vast offer of DT for non-native languages than the learners. This study addresses the care shown by teachers in the selection of DT, in terms of assessing their reliability, an aspect, that is less evident in the learners, to be considered in the analysis of their digital and media literacy skills. Finally, this study has provided an understanding of how the potential of DT can be better utilized and of information and training needs regarding the appropriate use of technological media. Based on data triangulation, two final products were designed: (i) a proposal for a website regarding DT for PNNL learning and teaching; (ii) a training plan for teachers on the pedagogical use TD in PNNL classes.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, na Especialidade Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/101650
Rights: openAccess
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