Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101495
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
dc.contributor.authorCosta, Cristina Carvalho da-
dc.date.accessioned2022-08-26T22:00:14Z-
dc.date.available2022-08-26T22:00:14Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.date.submitted2022-08-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101495-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio inserida no Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e assume-se como uma reflexão crítica acerca do processo de estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD no ano letivo 2021/2022, que visa a preparação do estagiário para o desempenho da função docente. O desenvolvimento do processo de estágio foi baseado nas orientações do Guia de Estágio Pedagógico, no qual se estabelecem objetivos a cumprir inerentes a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético-Profissional (Área 4). A análise reflexiva inicia com uma contextualização da prática pedagógica que inclui uma breve história de vida e o Plano de Formação Individual, que reflete o ponto de situação inicial do estágio. Posteriormente procede-se à reflexão aprofundada da ação pedagógica nas quatro áreas referidas anteriormente, que retrata todo o processo de crescimento e desenvolvimento como docentes estagiários tendo como ponto de partida o Plano de Formação Individual.Por fim, reconhecemos a relevância deste estágio que possui uma grande componente prática, imprescindível para a profissionalização de professores de Educação Física.O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio inserida no Mestrado de Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, e assume-se como uma reflexão crítica acerca do processo de estágio desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD no ano letivo 2021/2022, que visa a preparação do estagiário para o desempenho da função docente. O desenvolvimento do processo de estágio foi baseado nas orientações do Guia de Estágio Pedagógico, no qual se estabelecem objetivos a cumprir inerentes a quatro áreas de intervenção: Atividades de Ensino-Aprendizagem (Área 1), Atividades de Organização e Gestão Escolar (Área 2), Projetos e Parcerias Educativas (Área 3) e Atitude Ético-Profissional (Área 4). A análise reflexiva inicia com uma contextualização da prática pedagógica que inclui uma breve história de vida e o Plano de Formação Individual, que reflete o ponto de situação inicial do estágio. Posteriormente procede-se à reflexão aprofundada da ação pedagógica nas quatro áreas referidas anteriormente, que retrata todo o processo de crescimento e desenvolvimento como docentes estagiários tendo como ponto de partida o Plano de Formação Individual.Por fim, reconhecemos a relevância deste estágio que possui uma grande componente prática, imprescindível para a profissionalização de professores de Educação Física.por
dc.description.abstractThis report arises from the unit course Internship Report as part of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, and is assumed as a critical reflection on the internship process developed in Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the 8ºD class in the present year 2021/2022, which aims to prepare the intern for the teaching role. The development of the internship process was based on the guidelines of the Guide for Pedagogical Internship, which establishes goals to be met in four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). This reflexive analysis starts with contextualization of pedagogical practice that includes a brief life story and the Individual Training Plan that reflects the initial point of the intership. Then, we proceed to a depth reflexive analysis on the pedagogical process in the four areas mentioned above, that reflects the entire process of growth and development as intern teachers, considering the Individual Training Plan as a starting point.Finally, we recognize the relevance of this internship, which has a large practical component that is fundamental for the professionalization of Physical Education teachers.This report arises from the unit course Internship Report as part of the Master’s Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education, and is assumed as a critical reflection on the internship process developed in Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the 8ºD class in the present year 2021/2022, which aims to prepare the intern for the teaching role. The development of the internship process was based on the guidelines of the Guide for Pedagogical Internship, which establishes goals to be met in four areas of intervention: Teaching-Learning Activities (Area 1), School Organization and Management Activities (Area 2), Educational Projects and Partnerships (Area 3) and Ethical-Professional Attitude (Area 4). This reflexive analysis starts with contextualization of pedagogical practice that includes a brief life story and the Individual Training Plan that reflects the initial point of the intership. Then, we proceed to a depth reflexive analysis on the pedagogical process in the four areas mentioned above, that reflects the entire process of growth and development as intern teachers, considering the Individual Training Plan as a starting point.Finally, we recognize the relevance of this internship, which has a large practical component that is fundamental for the professionalization of Physical Education teachers.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectAnálise Críticapor
dc.subjectProcesso Ensino-Aprendizagempor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectCritical Analysiseng
dc.subjectTeaching-Learning Processeng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022por
dc.title.alternativePedagogical Internship Report, developed at EB 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, with the class of 8ºD, in the school year 2021/2022eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma do 8ºD, no ano letivo 2021/2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055039-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCosta, Cristina Carvalho da::0000-0002-3890-641X-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriMartins, Raul Agostinho Simões-
uc.degree.elementojuriRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar::0000-0002-4954-6237-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Pedagógico_Cristina Costa.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

132
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

104
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons