Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/101459
Title: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022 | Other Titles: | INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA WITH CLASS 9ºD, IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR. | Authors: | Carriço, Miguel Alexandre Domingos | Orientador: | Nobre, Paulo Renato Bernardes | Keywords: | Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Perceção de Tipos de Motivação; Motivação; Physical Education; Teacher Training; Pedagogical Intervention; Perception of Types of Motivation; Motivation | Issue Date: | 13-Jul-2022 | metadata.degois.publication.title: | RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA INFANTA DONA MARIA TURMA DO 9ºD, NO ANO LETIVO 2021/2022 | metadata.degois.publication.location: | Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | Abstract: | O presente documento diz respeito ao registo e reflexão sobre a intervençãopedagógica e de investigação, realizados durante o Estágio Pedagógico, e que,naturalmente inscreve os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a licenciatura emestrado. O final do curso de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicoe Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade deCoimbra e respetivo Estágio Pedagógico, culminará com a finalização e apresentação desterelatório, que íntegra todos os documentos relativos ao nosso processo de formaçãoenquanto professores estagiários da Escola Secundária Infanta Dona Maria no ano letivo2021/2022.O documento está organizado em três capítulos distintos: o primeiro capítulo quediz respeito à caracterização do contexto da prática desenvolvida, constituído pelasexpectativas iniciais, projeto formativo e terminando com caracterização do contexto; osegundo capítulo, subdividido em quatro partes, diz respeito à análise reflexiva sobre aprática pedagógica, que inclui uma reflexão sobre as várias áreas que fazem parte doprocesso de aprendizagem e formação em Estágio Pedagógico, ou sejam, as atividades deensino-aprendizagem desenvolvidas com a turma, a organização e gestão escolar, osprojetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional; e por último, o terceirocapítulo concerne ao aprofundamento do Tema-Problema, intitulado “Perceções de alunosdo ensino secundário sobre a motivação para as aulas de Educação Física – estudo porsexo”.Os resultados apontam para um perfil autodeterminado dos alunos para as aulas deEF, com valores mais elevados de motivação intrínseca e de motivação extrínseca deregulação identificada para os alunos de 12º Ano comparativamente com alunos de outrosanos. Na comparação de sexo nos níveis de ensino de entrada e saída do secundário, osalunos do sexo masculino apresentam valores médios mais elevados de motivaçãointrínseca e de motivação extrínseca regulação identificada. This document concerns the recording and reflection on the process carried outduring the Pedagogical Internship, namely knowledge acquired throughout the degree andmaster's degree. The conclusion of the Master's course in Teaching Physical Education inBasic and Secondary Education, at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education ofthe University of Coimbra and the respective Pedagogical Internship, will culminate withthe completion and presentation of this report, containing all the documents related to themy training process as a trainee teacher of the 9th B class of the Infanta Dona MariaSecondary School in the academic year 2021/2022The document is organized into three distinct chapters: the first chapter concernsthe characterization of the context of the developed practice, consisting of initialexpectations, training project, ending with characterization of the context; the secondchapter, subdivided into four parts, concerns the reflective analysis of pedagogical practice,which includes a reflection on the various areas that are part of the learning and trainingprocess of the Pedagogical Internship, that is, the teaching-learning activities, schoolorganization and management, educational projects and partnerships and an ethical-professional attitude; finally, the third chapter concerns the deepening of the ProblemTheme, entitled “Perceptions of secondary school students about the motivation forPhysical Education classes – study by gender”.The results point to a self-determined profile of students for PE classes, with highervalues of intrinsic motivation and extrinsic motivation of regulation identified for 12thgrade students compared to students from other years. In the comparison of gender at thelevels of entry and exit of secondary education, male students present higher averagevalues of intrinsic motivation and extrinsic motivation identified regulation. |
Description: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/101459 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg2022_Miguel_Carriço .pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
103
checked on Oct 30, 2024
Download(s)
69
checked on Oct 30, 2024
Google ScholarTM
Check
This item is licensed under a Creative Commons License