Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101456
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
dc.contributor.authorCruz, Daniela Sousa-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:01:08Z-
dc.date.available2022-08-25T22:01:08Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101456-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Relatório de Estágio referente ao Estágio desenvolvido na Escola Básica 2, 3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, junto da turma B do 9º ano descreve, de forma reflexiva, o conjunto de experiências vividas ao longo do ano letivo 2021/2022, como sendo uma etapa de formação que dita o término de mais uma etapa académica.Este é um documento estruturado em função de 4 áreas de desempenho: A Área 1 “Atividades de Ensino-Aprendizagem”, a Área 2 “Atividades de Organização e Gestão Escolar”, a Área 3 “Projetos e Parcerias Educativas” e a Área 4 “Atitude Ético Profissional”. Depois de feita a reflexão das áreas suprarreferidas, onde são indicadas as principais dificuldades sentidas, as estratégias adotadas e os resultados obtidos, é a vez de realizar o aprofundamento do tema-problema, onde é realizado um estudo à comunidade escolar da EB2, 3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, contemplando o 2º e 3º ciclo, em relação à motivação dos alunos para as aulas de Educação Física de acordo com a prática de desporto federado. Para finalizar, no ponto 4 “Considerações finais” será realizada uma reflexão sobre todo o processo vivenciado no Estágio Pedagógico e a sua contribuição para a nossa futura prática profissional enquanto docentes.Esta experiência que foi o Estágio Pedagógico permitiu vivenciar experiências que nos marcam, na nossa formação, enquanto seres humanos e futuros profissionais. Este é o início de um longo percurso no processo de aprendizagem pois, uma vez na escola, é no terreno que se vai construir a profissionalidade docente, sempre com a referência da influência das nossas perspetivas e conhecimento.por
dc.description.abstractThe Internship Report referring to the Internship developed at Escola Básica 2, 3 Dr. ª Maria Alice Gouveia, with class B of the 9th grade, reflectively describes the set of experiences lived throughout the 2021/2022 school year, as being a training stage that dictates the end of yet another academic stage.This is a document structured around 4 performance areas: Area 1 “Teaching Learning Activities”, Area 2 “Organization and School Management Activities”, Area 3 “Educational Projects and Partnerships” and Area 4 “Ethical-Professional Attitude”.After reflecting on the above-mentioned areas, where the main difficulties felt are mentioned, the strategies adopted and the results obtained are indicated, it is time to introduce the main theme, where a study is carried out with the school community of EB2, 3 Dr. ª Maria Alice Gouveia, covering the 2nd and 3rd cycle, in relation to students' motivation for Physical Education classes according to the practice of federated sports. Finally, in point 4 “Final Considerations” will be held a reflection on the entire process experienced in the Pedagogical Internship and its contribution to our future professional practice as teachers.This experience, which was the Pedagogical Internship, allowed us to live experiences that mark us, in our formation, as human beings and future professionals. This is the beginning of a long journey in the learning process because, once at school, it is on the field that teaching professionalism will be built, always with reference to the influence of our perspectives and knowledge.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectÁreas de Desempenhopor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectPerformance Areaseng
dc.subjectTeaching-Learningeng
dc.titleRelatório De Estágio Pedagógico Desenvolvido Na Escola Básica 2, 3 Dr.ª Maria Alice Gouveia Junto Da Turma Do 9ºb No Ano Letivo 2021/2022 Motivação Dos Alunos Para A Prática De Educação Física De Acordo Com A Prática De Desporto Federadopor
dc.title.alternativePedagogical Internship Report Developed at Basic School 2, 3 Dr. Maria Alice Gouveia Together with the 9th b class in the academic year 2021/2022 Motivation of Students to Practice Physical Education According to the Practice of Federated Sportseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório De Estágio Pedagógico Desenvolvido Na Escola Básica 2, 3 Dr.ª Maria Alice Gouveia Junto Da Turma Do 9ºb No Ano Letivo 2021/2022 Motivação Dos Alunos Para A Prática De Educação Física De Acordo Com A Prática De Desporto Federadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055055-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCruz, Daniela Sousa::0000-0003-2041-9127-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriDuarte, João Pedro Marques-
uc.degree.elementojuriRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
uc.degree.elementojuriMorais, Milena Pedro de-
uc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar::0000-0002-4954-6237-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Daniela Sousa_2017241462.pdf3.23 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons