Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101455
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária com 3ºCEB Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz, no ano letivo de 2021/2022
Other Titles: Pedagogic Internship Report developed in Secondary School with 3ºCBE Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz, in the school year 2021/2022
Authors: Aveiro, Diogo Miguel Agante Duque
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Keywords: Aprendizagem; Turma; Reflexão; Competências; Learning; Class; Reflection; Skills
Issue Date: 11-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária com 3ºCEB Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz, no ano letivo de 2021/2022
Place of publication or event: Escola Secundária com 3ºCEB Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
Abstract: No relatório é apresentado o conjunto de todas as atividades pertencentes ao percurso do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária com 3ºCEB Dr. Joaquim de Carvalho, realizado no ano letivo 2021/2022, a fim de se obter o grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Este documento é o que dá expressão aos vários anos de trabalho e de formação académica, que resulta na transição de aluno para docente na área. Igualmente, representa o término do Mestrado em Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Secundária com 3ºCEB Dr. Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz com a turma do 9.º A. A entidade de estágio permitiu-me entrar em contacto com o mercado de trabalho, de forma a complementar e aperfeiçoar as competências socioprofissionais através de uma ligação entre o sistema educativo em diversas matérias e o contacto com o mundo laboral. Este relatório tem como principal objetivo apresentar todo o meu progresso do Estágio Pedagógico, abrangendo assim as decisões adotadas, as estratégias implementadas, o planeamento, as tarefas desempenhadas, as reflexões e os momentos avaliativos de modo a beneficiar o processo de ensino-aprendizagem da turma que me foi atribuída, aprimorando assim as competências e os conhecimentos enquanto futuro professor de Educação Física. O presente documento está organizado de acordo com os documentos orientadores da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro refere-se à caracterização do contexto da prática pedagógica; o segundo capítulo subdivide-se em quatro áreas - atividades de ensino aprendizagem, atividades de organização de gestão escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ética-profissional; o último capítulo está relacionado a um trabalho de investigação concebido ao longo do ano letivo, em que se pretendeu analisar e comparar a motivação de dois anos de escolaridade (9º e 12º ano) e o impacto que a inclusão da música nas aulas tem para essa temática.
This report presents the set of all activities belonging to the Pedagogical Training Course developed in the Secondary School with 3CB Dr. Joaquim de Carvalho, held in the school year 2021/2022, in order to obtain the degree of Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, by the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra.This document is what gives expression to several years of work and academic training, which results in the transition from student to teacher in the area. It also represents the end of the Master's in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education of the Faculty of Sports Science and Physical Education of the University of Coimbra, developed in the Secondary School with 3ºCEB Dr. Joaquim de Carvalho in Figueira da Foz with the class of 9th A. The internship entity allowed me to get in touch with the labor market, in order to complement and improve socio-professional skills through a connection between the educational system in several subjects and the contact with the labor world. The main purpose of this report is to present all my progress in the Pedagogical Training Course, thus covering the decisions adopted, the strategies implemented, the planning, the tasks performed, the reflections and the evaluative moments in order to benefit the teaching-learning process of the class assigned to me, thus improving the skills and knowledge as a future Physical Education teacher. This document is organized according to the guiding documents of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. It is divided into three chapters: the first one refers to the characterization of the context of pedagogical practice; the second chapter is subdivided into four areas - teaching-learning activities, school management organization activities, educational projects and partnerships, and the ethical-professional attitude; the last chapter is related to a research work designed throughout the school year, in which we intended to analyze and compare the motivation of two school years (9th and 12th grade) and the impact that the inclusion of music in classes has for this subject.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101455
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_Estágio_DiogoAveiro.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

52
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

83
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons