Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101454
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
dc.contributor.authorRama, Duarte Silva-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:01:07Z-
dc.date.available2022-08-25T22:01:07Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101454-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThis Internship Report presents the course of the Pedagogical Internship that consisted of the integration of the Trainee Teacher in the situation of real context of practice, through a supervised teaching practice the passage of the theory acquired throughout the training process, thus resulting in the acquisition of new skills/ competencies important and necessary for the exercise of the teaching profession in the Area of Physical Education, which is completed in the Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.The Pedagogical Internship was developed at the Lima-de Faria Secondary School, in Cantanhede, with the LF1 class of the 9th year of schooling, during the school year 2021/2022. Thus, this document aims to reflect and present the activities carried out in the context of Pedagogical Internship, focusing on a critical and reflective self-analysis, the decisions made for the essential learnings, not only of the students, but also of us as future Teachers.That said, this document is structured in 3 chapters: the contextualization of the developed practice, the reflexive self-analysis on pedagogical practice and the presentation of the problem theme. The first chapter tells us about the initial expectations in the pre-intervention, as well as the characterization of the context. The second chapter is subdivided into the four areas of intervention: teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships and finally the ethical-professional attitude dimension. Finally, with regard to the third and final chapter, this concerns the deepening of the study conducted during this school year on the level of motivation of students for the practice of Physical Education classes, taking into account a set of factors that will be presented later.eng
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio apresenta o percurso do Estágio Pedagógico que consistiu na integração do Professor Estagiário na situação de contexto real de prática, através de uma prática docente supervisionada a passagem da teoria adquirida ao longo do processo de formação, resultando assim na aquisição de novas aptidões/competências importantes e necessárias para o exercício da profissão docente na Área da Educação Física, a qual é concluída no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O Estágio Pedagógico foi desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, em Cantanhede, junto da turma LF1 do 9º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo 2021/2022. Assim, este documento visa refletir e apresentar as atividades realizadas no contexto de Estágio Pedagógico, com foco numa autoanálise crítica e reflexiva, as decisões tomadas para as aprendizagens essenciais, não apenas dos alunos, mas também de nós enquanto futuros Professores.Posto isto, este documento está estruturado em 3 capítulos: a contextualização da prática desenvolvida, a autoanálise reflexiva sobre a prática pedagógica e a apresentação do tema-problema. O primeiro capítulo fala-nos sobre as expetativas iniciais na pré-intervenção, assim como a caracterização do contexto. Já o segundo capítulo está subdividido nas quatro áreas de intervenção, sendo elas: as atividades de ensinoaprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e por último a dimensão atitude ético-profissional. Por fim, no que concerne ao terceiro e último capítulo, este diz respeito ao aprofundamento do estudo realizado ao longo do presente ano letivo acerca do nível de motivação dos alunos para a prática das aulas de Educação Física, tendo em conta um conjunto de fatores que serão posteriormente apresentados.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectInternship Reporteng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectPedagogical Interventioneng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectMotivationeng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA NO ANO LETIVO DE 2021/2022 FATORES DE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA A PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPARANDO O 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO COM O ENSINO SECUNDÁRIOpor
dc.title.alternativeREPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT "LIMA-DE-FARIA" SECONDARY SCHOOL IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAR STUDENTS' MOTIVATION FACTORS TO PRACTICEPHYSICAL EDUCATION CLASSES, COMPARING THE 3rd CYCLE OF BASIC EDUCATION WITH SECONDARY EDUCATIONeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA NO ANO LETIVO DE 2021/2022 FATORES DE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA A PRÁTICA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, COMPARANDO O 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO COM O ENSINO SECUNDÁRIOpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055101-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRama, Duarte Silva::0000-0002-6502-6952-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.degree.elementojuriRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar-
uc.degree.elementojuriDuarte, João Pedro Marques-
uc.contributor.advisorRosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar::0000-0002-4954-6237-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Pedagógico 2021-2022.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

72
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

60
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons