Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101453
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorAntunes, Vítor Guilherme Pereira Lemos-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:01:06Z-
dc.date.available2022-08-25T22:01:06Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101453-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico é o culminar do percurso académico e visa a aquisição de um conjunto de saberes, tanto pessoais como profissionais, em contexto real, dentro da comunidade escolar. Desenvolve competências profissionais que promovem aos futuros professores um desempenho crítico e reflexivo, capaz de responder às exigências e desafios profissionais. Este documento representa o relatório final do Estágio Pedagógico realizado na Escola Eb 2,3/S Daniel de Matos, Vila Nova de Poiares, no ano letivo de 2020/2021. Neste relatório faz-se uma reflexão crítica das atividades desenvolvidas no âmbito da intervenção pedagógica, com exposição e partilha das experiências vividas. Este documento encontra-se dividido em três partes distintas: a contextualização da prática pedagógica, referenciando aspetos indispensáveis à prática desenvolvida; a análise reflexiva da prática pedagógica, onde descrevemos e analisamos diversos momentos desta prática; o processo de ensino-aprendizagem; a organização e gestão escolar; os projetos e parcerias educativas; a atitude ética-profissional; e o aprofundamento do tema-problema, onde será evidenciado o impacto que a ”hétero/homogeneidade dos grupos de alunos” ao longo das aulas de Educação Física tem nas Necessidades Psicológicas Básicas dos alunos, considerando diversas características apresentadas pelos alunos ao longo das Unidades Didáticas lecionadas neste ano letivo. Palavras-chave: Educação Física. Estágio Pedagógico. Diferenciação Pedagógica. Necessidades Psicológicas Básicas.por
dc.description.abstractThe Pedagogical Internship is the culmination of the academic path and aims to acquire a set of knowledge, both personal and professional, in a real context within the school community. It develops professional skills that provide future teachers with a critical and reflective performance, capable of responding to professional demands and challenges. This document represents the final report of the Pedagogical Internship carried out at Escola Eb 2,3/S Daniel de Matos, Vila Nova de Poiares, in the academic year 2020/2021. In this report, a critical reflection was made on the activities developed in the scope of the pedagogical intervention, with exposition and sharing of the lived experiences. In preparing this report, a critical reflection was made on the activities carried out within the scope of the pedagogical intervention, with exposition and sharing of the lived experiences. This document is divided into three distinct parts: the contextualization of pedagogical practice, referring to essential aspects of the developed practice; the reflexive analysis of the pedagogical practice, where we describe and analyze several moments of this practice; the teaching-learning process; school organization and management; educational projects and partnerships; the ethical-professional attitude; and the deepening of the problem theme, where it will be emphasized the impact that the “hetero/homogeneity of groups of students” throughout the Physical Education classes has on the Basic Psychological Needs of the students, considering several characteristics presented by the students along the Didactic Units taught in this school year. Keywords: Physical Education. Teacher Training. Pedagogical Differentiation. Basic Psychological Needs.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapor
dc.subjectNecessidades Psicológicas Básicaspor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPedagogical Differentiationeng
dc.subjectBasic Psychological Needseng
dc.titleA APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃOpor
dc.title.alternativeThe learning in PE in situations of homogeneous and heterogeneous groups - effects on motivationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA APRENDIZAGEM EM EF EM SITUAÇÃO DE GRUPOS HOMOGÉNEOS E HETEROGÉNEOS – EFEITOS NA MOTIVAÇÃOpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055314-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAntunes, Vítor Guilherme Pereira Lemos::0000-0001-6443-5431-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriMesquita, Maria Luísa Ferreira de-
uc.degree.elementojuriRêgo, Ivo António Silva-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio_Vitor Antunes.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

91
checked on Jul 17, 2024

Download(s)

89
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons