Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101445
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária DR. Joaquim de Carvalho, junto de uma turma do 7º ano no Ano Letivo 2021/2022
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at DR. Joaquim de Carvalho, with a 7th grade class in the School Year 2021/202
Authors: Silva, Tito Daniel dos Santos
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Keywords: Adolescentes; Aprendizagem; Atividade Física; Ensino; Learning; Physical Activity; Teaching; Teenagers
Issue Date: 11-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária DR. Joaquim de Carvalho, junto de uma turma do 7º ano no Ano Letivo 2021/2022
Place of publication or event: Escola Secundária DR. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
Abstract: Este documento reporta o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, integrado no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Esta etapa constitui o culminar todas as aprendizagens adquiridas até então, colocando as mesmas em prática em contexto real, percebendo as dificuldades inerentes a todas elas. A elaboração deste relatório surge como elemento de discrição e reflexão de todo o percurso enquanto professor estagiário na disciplina de Educação Física, na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, no ano letivo de 2021/2022, junto de uma turma do 7º ano, de forma a perceber a sua relevância para o futuro enquanto docente. O presente documento insere-se na Unidade Curricular de Relatório de Estágio.O mesmo encontra-se organizado em três capítulos: No Capítulo I é abordada a Contextualização da Prática Desenvolvida, através da apresentação das expetativas iniciais e opções metodológicas, complementadas com uma breve caraterização da escola, do grupo disciplinar, do núcleo de estágio e da turma; O Capítulo II está dividido em três áreas, reservadas à Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, remetendo-nos para o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico: Área 1) Atividades de Ensino Aprendizagem, onde é feita toda a análise referente ao planeamento de aulas e unidades didáticas, avaliação e realização das mesmas, com enfâse na intervenção pedagógica e as suas dimensões, procedida da reflexão sobre a atitude ético-profissional do professor estagiário, justificando por fim, todas as opções tomadas e dificuldades encontradas; Área 2), que se refere a Atividades de Organização e Gestão Escolar, centralizada no apoio a um cargo de gestão intermédia e, na Área 3) são expostos os Projetos e Parcerias Educativas dos quais fiz parte.Por fim, o Capítulo III aprofunda o tema problema, intitulado “A motivação dos alunos do 7º e 8º ano da ES Dr. Joaquim de Carvalho para a prática de Educação Física –O papel da música durante o aquecimento” com a apresentação dos procedimentos e resultados obtidos.
This document reports the Pedagogical Internship carried out at Secundary SchoolDr. Joaquim de Carvalho, integrated in the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This stage aims to culminate all the learning acquired so far, putting them into practice in a real context, realizing the difficulties inherent to all of them.The elaboration of this report appears as an element of discretion and reflection of the entire journey as a trainee teacher in the discipline of Physical Education, at Secundary School Dr. Joaquim de Carvalho, in the academic year 2021/2022, with the a class of 7thgrade, in order to understand its relevance for the future as a teacher. This document is part of the Internship Report Curricular Unit.It is organized into three chapters: In Chapter I, the Contextualization of the Developed Practice is addressed, through the presentation of initial expectations and methodological options, complemented with a brief characterization of the school, the disciplinary group, the internship nucleus and the class ; Chapter II is divided into three areas, reserved for Reflective Analysis on Pedagogical Practice, referring us to the work developed during the Pedagogical Internship: Area 1) Teaching-Learning Activities, where all the analysis regarding the planning of classes is carried out and didactic units, evaluation and realization of the same, with emphasis on the pedagogical intervention and its dimensions, proceeding from the reflection of my ethical-professional attitude, justifying, finally, all the options taken and the difficulties encountered; Area 2), which refers to School Organization and Management Activities, centered on supporting an intermediate management position, and in Area 3) the Educational Projects and Partnerships of which I was a part are exposed.Finally, Chapter III deepens the problem theme, entitled “The motivation of students in the 7th and 8th year of ES Dr. Joaquim de Carvalho for the practice of Physical Education – The role of music during the warm-up” with the presentation of the procedures and results obtained.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/101445
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2022_Tito_Silva.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

42
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

59
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons