Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101443
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorDinis, Cátia Alexandra Vale-
dc.date.accessioned2022-08-25T22:00:54Z-
dc.date.available2022-08-25T22:00:54Z-
dc.date.issued2022-07-12-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101443-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractPhysical literacy is something that results from a quality Physical Education and that should be achieved by all students at the end of their compulsory education, as it translates into the learning of life skills and values necessary for an active and global citizenship. This study was carried out with a group of thirty-one participants, students from the 2nd and 3rd cycle Monsenhor Miguel de Oliveira Basic School, attending the 8th and 9th grades. It was intended to understand the influence that Physical Education has on the Physical Literacy of students, specifically in relation to the cognitive domain. A quantitative methodology was applied and a closed-response questionnaire was applied, consisting of questions from three domains: cognitive, social and psychological. Given the large extension of this instrument, and, consequently, the large amount of data, we decided to focus this study only on the cognitive domain. The questions related to the cognitive domain were categorized in accordance with the contents of essential learning (“healthy eating/nutrition”, “physical fitness”, “risks and injury prevention” and “recommendations for the practice of physical activity”) and then the results were analyzed. The results reveal students' knowledge about healthy eating, but not about physical fitness, injury prevention and recommendations for physical activity, whose results demonstrate an average knowledge of what is proposed in essential learning for the teaching cycle. inquired.eng
dc.description.abstractA literacia física é algo que resulta de uma Educação Física de qualidade e que deverá ser conseguida por todos os estudantes no final da respetiva escolaridade obrigatória, já que ela se traduz na aprendizagem de competências de vida e valores necessários para uma cidadania ativa e global. Este estudo foi realizado com um conjunto de trinta e um participantes, alunos da Escola Básica 2º e 3º ciclos Monsenhor Miguel de Oliveira, a frequentarem os 8.º e 9.º anos da escolaridade. Com ele pretendeu-se perceber a influência que a Educação Física tem sobre a Literacia Física dos alunos, especificamente em relação ao domínio cognitivo. Foi aplicada uma metodologia quantitativa e para tal aplicou-se um questionário de respostas fechadas, composto por questões de três domínios: cognitivo, social e psicológico. Dada a grande extensão deste instrumento, e, consequente, elevada quantidade de dados, decidimos focar este estudo apenas no domínio cognitivo. As questões relativas ao domínio cognitivo, foram categorizadas em conformidade com os conteúdos das aprendizagens essenciais (“alimentação saudável/nutrição”, “aptidão física”, “riscos e prevenção de lesões” e “recomendações para a prática de atividade física”) e de seguida foi feita a analise dos resultados. Os resultados revelam conhecimento dos alunos no que diz respeito a uma alimentação saudável, mas não quanto à aptidão física, prevenção de lesões e recomendações para a prática de atividade física, cujo resultados demonstram um conhecimento médio do proposto nas aprendizagens essenciais para o ciclo de ensino inquirido.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectAprendizagens Essenciaispor
dc.subjectLiteracia Físicapor
dc.subjectDomínio Cognitivopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectEssential Learningseng
dc.subjectPhysical Literacyeng
dc.subjectCognitive Domaineng
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022por
dc.title.alternativeREPORT ON THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DEVELOPED AT SCHOOL BASICS MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA WITH A CLASS OF THE 9TH AND IN THE 2021/2022 SCHOOL YEAReng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MONSENHOR MIGUEL DE OLIVEIRA COMA TURMA DO 9.º E NO ANO LETIVO 2021/2022por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203055020-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDinis, Cátia Alexandra Vale::0000-0002-5791-0780-
uc.degree.classification13-
uc.degree.presidentejuriCampos, Maria João Carvalheiro-
uc.degree.elementojuriLourenço, Carla Cristina Vieira-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

44
checked on May 15, 2024

Download(s)

49
checked on May 15, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons